Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31358

Title: A implementação do serviço online em ginásios/health clubs: perspetiva do cliente
Authors: Barreiros, Sandra Isabel Pantalona
Advisors: Saragoça, José Manuel
Batalha, Nuno Miguel Prazeres
Keywords: Serviço online
Ginásios e health clubs
Aplicações
Perfil do cliente
Motivação
Utilidade
Online service
Gyms and health clubs
Applications
Customer profile
Motivation; Utility
Utility
Issue Date: 28-Jan-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Um problema de saúde pública, caracterizado pela transmissão do vírus SarS-Cov-2 (Covid-19), causou uma pandemia a nível mundial. Várias medidas têm sido adotadas para conter a sua propagação, sendo umas destas medidas o confinamento, que, por consequência, fez aumentar consideravelmente o uso das ferramentas de comunicação à distância em diversas áreas de atividade. O setor da atividade física e lazer, foi um dos que procurou adaptar-se às circunstâncias, focando-se nos serviços online. O objetivo deste estudo foi conhecer o potencial do serviço online nos ginásios e health clubs, caracterizando o perfil dos potencias clientes e clientes que usufruem deste tipo de serviço, evidenciando as suas motivações para aderir ao mesmo e a sua utilidade. Foi aplicado um questionário anónimo a 358 indivíduos, dividido em 2 grupos, (Potenciais clientes, N=202; clientes, N=158). Foi ainda analisado o potencial interesse em adquirir o serviço online, através da caracterização do serviço já existente e a utilidade do mesmo. Os resultados apontam para que as principais motivações dos potenciais clientes do serviço são essencialmente intrínsecas, relacionadas à dimensão prática (exercício físico), dimensão psicológica e pessoal. As variáveis “Serviço de avaliação física”; “Listagem de exercícios”; “Serviço de Personal Trainer”; Consultas de nutrição”; “descrição e objetivo de treino”; “Período de duração do treino”, “Níveis de intensidade de exercícios”; “Calendário de treinos”, “relatórios diários de atividade”, “inclusão de objetivos”; “Password”; “Cloud” e “Multibanco” foram consideradas as variáveis com maior potencial de interesse e utilidade. A análise empreendida é relevante para os gestores e diretores de ginásios e health clubs, uma vez que, não só permite elaborar planos de marketing mais eficazes, adequando o serviço online aos diferentes tipos de clientes, como também aumentar a especialização do serviço, o nível de satisfação do cliente e, consequentemente, as taxas de fidelização; The implementation of the online Service in Gymnasiums / health clubs: Customer ABSTRACT: A public health problem, characterized by the transmission of the SarS-Cov-2 virus (Covid-19), has caused a worldwide pandemic. Several measures have been adopted to contain the spread, one of which is the confinement, which as a result, has considerably increased the use of distance communication tools in various areas of activity. The physical activity and leisure sector was one of those that sought to adapt to the circumstances, focusing on online services. The aim of this study was to discover the potential of online services in gyms and health clubs, characterizing the profile of potential customers and customers who enjoy this type of service, evidencing their motivations to adhere to it and its usefulness. An anonymous questionnaire was applied to 358 individuals, divided into 2 groups, (Potential clients, N=202; clients, N=158). It was also analyzed the potential interest in acquiring the online service, through the characterization of the existing service and its usefulness. The results indicate that the main motivations of potential service clients are essentially intrinsic, related to the practical dimension (physical exercise), psychological and personal dimension. The variables “Physical assessment service"; "Exercise library"; "Personal Trainer Service"; “Nutrition consultations"; "description and training objective"; "Duration of training", "Exercise intensity levels"; "Training schedule", "daily activity reports", "inclusion of objectives"; "Password"; "Cloud" and "ATM" were considered the variables with the greatest potential for interest and usefulness. The analysis undertaken is relevant for managers and directors of gyms and health clubs, since it not only allows the development of more effective marketing plans, adapting the online service to different types of customers, but also increases the specialization of the service, the level of customer satisfaction and, consequently, loyalty rates.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31358
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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