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http://hdl.handle.net/10174/31043
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Title: | A permanência estudantil na Universidade de São Paulo: um estudo da situação hermenêutica |
Authors: | Chohfi, Laiz Maria Silva |
Advisors: | Morato, Henriette Tognetti Penha Duarte, Irene Borges Henriques, Maria Fernanda da Silva |
Keywords: | Permanência estudantil Psicologia Fenomenologia hermenêutica Situação hermenêutica Student stay Psychology Hermeneutic phenomenology Hermeneutic situation |
Issue Date: | 1-Jul-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta tese dedicou-se a investigar a temática da permanência estudantil. Para tal, partindo da
pergunta-bússola “Como compreender permanência estudantil?”, debruçou-se sobre a
experiência dos alunos e das alunas da Universidade de São Paulo (USP) em relação a
permanecerem nesta instituição enquanto estudantes. Faz-se pertinente ter como alvo de
pesquisa esta universidade pela importância que ela exerce na América Latina e no mundo,
figurando sempre entre as melhores instituições de ensino superior. Enquadrando-se numa
perspectiva da psicologia à luz fenomenologia hermenêutica, a metodologia desta investigação
se constrói a partir da leitura dos escritos de Martin Heidegger, especialmente aqueles que
dizem respeito à situação hermenêutica e suas coordenadas — a saber: ponto de vista,
perspectiva e horizonte. Essa noção foi fundamental, inclusive, para a estruturação do corpo da
tese em articulação com os escritos de Hans-Georg Gadamer acerca da conversa, do conceito
de tradição e da reabilitação do conceito de preconceito. A partir de levantamento bibliográfico
específico a respeito da permanência e assistência estudantil, delineia-se a pertinência de ainda
pesquisar essa temática, que deriva do fato de ser recente a existência de políticas estruturadas
com vistas a oferecer condições de permanência aos alunos mais pobres nas universidades
públicas. A investigação, que teve, de início, como principais interlocutores, os alunos e alunas
que recebem o auxílio de permanência da USP, abriu-se de maneira distinta conforme o
caminhar pelo campo. Conversou-se com um aluno e duas alunas que recebem auxílio e uma
assistente social da Capital; fez-se um ciclo de conversas com alunos de pós-graduação a partir
do episódio do suicídio de um colega e se visitou um campus no interior de São Paulo,
conversando com dois docentes, uma assistente social e um grupo de alunas, por ocasião da
tentativa de suicídio de outra colega. Buscou-se, a partir da metodologia construída, evidenciar
e compreender o que tradicionalmente contempla a experiência de permanecer na USP por meio
de conversas em campo. Mediante a conversa com as conversas, compreendeu-se que
permanência é travessia: não se permanece da mesma maneira ao longo de todo o tempo de
graduação ou pós. Também se compreendeu que há violência na permanência estudantil e que
ela se apresenta de duas formas distintas, aqui nomeadas de violentia, do latim; ßía, do grego.
Diante de tudo o que foi apresentado, conclui-se que compreender permanência estudantil
somente enquanto programa ou política de assistência é raso e incompleto. Há que se considerar
que somente auxílio financeiro não contempla as necessidades de permanência dos alunos e
alunas de baixa renda. Deve-se também ter em mente, para a construção de um programa de
permanência estudantil, que a parte do corpo discente que não é de baixa renda também pode
ter dificuldades para permanecer e, nesse sentido, também necessita de olhar atento e cuidadoso.
Por fim, entende-se que o cuidado atual com a permanência estudantil na USP é falho e tem
levado seus estudantes a adoecer. Providências devem ser tomadas para que tal situação possa
ser modificada; Abstract: Student permanence at Universidade de São Paulo: a study from its
hermeneutic situation - This thesis was dedicated to investigating the theme of student permanence. To do so, starting
from the compass-question “How to understand student permanence?”, we looked at the
experience of students at the University of São Paulo (USP) in remaining in this as students. It
is pertinent to have this university as a research target due to its importance in Latin America
and in the world, always being among the best institutions of higher education. Framing a
psychology perspective in the light of hermeneutic phenomenology, the methodology of this
investigation is built from the reading of Martin Heidegger's writings, especially with regard to
the hermeneutic situation and its coordinates – namely: point of view, perspective and horizon
–, fundamental even for the structuring of the body of the thesis, in articulation with the writings
of Hans-Georg Gadamer about conversation, the concept of tradition and the rehabilitation of
the concept of prejudice. Based on a specific bibliographic survey regarding student
permanence and assistance, the relevance of further researching this theme is outlined, which
stems from the fact that structured policies are recent in order to offer conditions of permanence
to the poorest students at universities public. The investigation, which began with the main
interlocutors of students who receive assistance from USP, remained in a different way
according to the walk in the countryside. We talked to a male student and two female students
who receive aid from the university in order to remain in it, a social worker from the capital, a
cycle of conversations was made with post-graduate students, which had its origin in the episode
of the suicide of a colleague, and a campus was visited in the countryside from São Paulo,
talking to two teachers, a social worker and a group of students, on the occasion of another
colleague's suicide attempt. From the constructed methodology, we sought to highlight and
understand what traditionally contemplates the experience of staying at USP, based on
conversations in the field. From the conversation with the conversations, it was understood that
permanence is crossing: one does not remain the same throughout the time of graduation or
post-graduation. It was also understood that there is violence during the student stay and that it
presents itself in two different forms, here named violentia, from Latin, ßía, from Greek. From
all that has been presented, it is concluded that understanding student permanence only as a
program or assistance policy is shallow and incomplete. It must be considered that only
financial assistance does not address the needs of permanence of low-income students. One
must also consider, for the construction of a student permanence program, that the part of the
student body that is not of low income may also have difficulties to stay and, in this sense, also
needs to look attentive and careful. Finally, it is understood that the current care with student
stay at USP is flawed and has led its students to become ill. Provisions must be made so that
this situation can be changed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31043 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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