Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30863
|
Title: | Pensar como resposta ao desafio tecnológico? A escola heideggeriana |
Authors: | Borges-Duarte, Irene |
Editors: | Milhano, Ângelo Borges-Duarte, Irene Alves, Marcos |
Keywords: | Pensar Tecnologia Técnica Ser-em-propriedade Heidegger Arendt Agamben |
Issue Date: | 24-May-2021 |
Publisher: | UNESP |
Citation: | BORGES-DUARTE, Irene. “Pensar como resposta ao desafio tecnológico? A escola heideggeriana.”, Trans/form/ação (Marília), v. 44, 2021, 17-39 |
Abstract: | A questão da tecnologia pode abordar-se de múltiplos pontos de vista e em análises particulares, mas requer um enquadramento global do seu paradigma, na época civilizacional que lhe corresponde. Pertencendo-lhe, o homem contemporâneo desenvolve uma forma dominante e incontornável de relação com as coisas e com os outros, marcada pelo modelo que nela impera. Heidegger chamou Ge-stell ao projecto de mundo tecnológico, e procurou descrever e desconstruir a sua figura, defendendo a necessidade de aprender a pensar, como recuperação possível de uma relação livre ante ela, capaz de abrir um outro projecto de mundo, focado no habitar e vivido como um “passo atrás”. Partindo de aí, o presente texto procura mostrar o alcance da ideia heideggeriana do pensar e da sua repercussão em Arendt e Agamben, enquanto manifestação do ser em propriedade e como alternativa à banal imersão na cultura tecnológica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30863 |
ISSN: | e-ISSN 1980-539X |
Type: | article |
Appears in Collections: | FIL - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|