Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30392

Title: Os modelos no ensino das Geociências
Authors: Bonito, Jorge
Keywords: Modelos
Geociências
Analogias
Metáfora
Ensino
Issue Date: Oct-2021
Citation: Bonito, J. Os modelos no ensino das Geociências.Évora, Portugal: Universidade de Évora.
Abstract: Quando uma verdade importante ou preceito moral tinha que ser transmitido a alguém, era frequente - numa pedagogia catequética - a narração alegórica, isto é, a parábola. Esta linguagem correntemente usada, transmitia um ensinamento facilmente compreensível, ou então o ouvinte sem se aperceber, aplicava a si próprio uma sentença. Além de mais eficaz, tinha um efeito mais evidente na assimilação do que se pretendia ensinar. No ensino das ciências tem interesse falarmos da analogia, da metáfora e do modelo, embora sobre este último dediquemos mais a nossa atenção.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30392
Type: other
Appears in Collections:PED - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bonito_Modelos_Geociencias.pdf516.8 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois