Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30215
|
Title: | Os filhos de um deus menor: de arisco à chegada à acolhida pela philia |
Other Titles: | The children of a minor god: from shy on arrival to the reception by philia Abstract Los hijos de un dios menor: de la distancia a la llegada a la acogida por philia Resumen |
Authors: | Resende, José Manuel Carvalho, José Maria |
Keywords: | Estrangeiro Escola Hospitalidade Sociologia Pragmática |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) |
Citation: | RESENDE, J. M.; CARVALHO, J. M. Os filhos de um deus menor: de arisco à chegada à acolhida pela philia. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 615-634, 25 ago. 2021. |
Abstract: | O alargamento da escolarização obrigatória e a tendência dos fluxos migratórios registada em Portugal neste século confrontam-nos com a questão do acolhimento dos alunos estrangeiros na escola. A partir de uma pesquisa empírica em duas escolas do ensino Secundário situadas na área metropolitana de Lisboa, e com recurso a dados provenientes da observação etnográfica e da aplicação de entrevistas semidiretivas, propõe-se uma reflexão em torno das artes de fazer e refazer o comum no plural a partir da figura do estrangeiro. As sociabilidades escolares entre pares e o estabelecimento de relacionamentos de amizade e filiais afigurou-se um ponto de entrada profícuo para compreender os processos de acolhimento daqueles que, porque pouco familiarizados com a escola portuguesa, enfrentam situações de inevitável ansiedade e incerteza num período crítico das suas vidas, a adolescência. |
URI: | https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15957 http://hdl.handle.net/10174/30215 |
ISSN: | 1809-2667 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|