Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30065
|
Title: | Políticas de recrutamento e selecção de professores de inglês - O caso da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Angola e da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto - Um estudo comparativo |
Authors: | Bule, Nogueira Francisco António |
Advisors: | Favinha, Marília |
Keywords: | Recrutamento de professores de inglês Ensino superior Tomada de decisão Recruitment of teachers Higher Education Decision making |
Issue Date: | 14-Jun-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objeto do estudo desta investigação é o processo de recrutamento e seleção de professores de ensino da língua Inglesa levado a cabo em 2 instituições de ensino superior público e privado na denominada região académica I, em que está inserida a província de Luanda, local do estudo.
É um estudo qualitativo e quantitativo, baseado numa abordagem de estudo de caso. Este tipo estudo tem como objeto, um fenómeno contemporâneo situado no contexto da vida real em que as fronteiras entre o fenómeno estudado e o contexto não estão claramente demarcadas e dando possibilidades variáveis para o investigador no uso de fontes de dados Yin (1994). Tem como vantagem o facto de abarcar várias abordagens como a qualitativa e quantitativa, refere o mesmo autor.
No que diz respeito a metodologia, o estudo empírico incidiu na análise sobre como os professores de inglês são recrutados e selecionados. Isto é, compreender se as instituições baseiam-se apenas no nível académico dos professores, ou se também levam em consideração a formação especializada, como a formação de professores em metodologias de ensino da língua inglesa.
A recolha de dados foi feita através de perguntas abertas e fechadas, utilizando como instrumentos o questionário e a entrevista à uma amostra de 7 elementos para cada instituição entre os quais, responsáveis e professores; Abstract:
RECRUITMENT AND SELECTION POLICY OF TEACHERS OF ENGLISH -THE CASE OF TEACHERS RECRUITED AND SELECTED AT FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS OF UNIVERSIDADE CATÓLOICA DE ANGOLA AND FACULDADE DE LETRAS OF UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO- A COMPARATIVE STUDY
The aim of the present study is the recruitment and selection of teachers of English, undertaken in two institutions of higher education of the academic region I, where Luanda, the place of the present study is located.
It is a qualitative and quantitative study. This sort of study is used in contemporary real life phenomenon in which the boundaries between the researcher and context are not clearly defined, allowing variable sources of data. It has the advantage of using many approaches like qualitative and quantitative.
As far as methodology is concerned, the empirical study focused on the analysis of how teachers of English are recruited and selected. We would like to find out whether the recruitment and selection process undertaken in these institutions was based only on academic qualifications of the applicants, or if they also took into account issues like specialization in the methodology teaching of English.
The data collection was carried out through close and open questions to 7 elements from each institution, using as instruments questionnaire and interviews. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30065 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|