Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29822

Title: O Porto e a região do Douro como destino turístico e a relação com o vinho do porto - A matriz dos 4C´s de competitividade do destino turístico
Authors: Ribeiro, Diamantino José Teixeira
Advisors: Machado, Luís Tadeu Milheiro de Menezes Pinto
Henriques, Pedro Damião
Keywords: Turismo
Porto
Matrizes
Competitividade
Vinho
Tourism
Porto
Matrices
Competitiveness
Wine
Issue Date: 19-Apr-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O Porto e o Norte de Portugal afirmaram-se nos últimos anos como destino turístico de eleição, conforme atestam os resultados do setor e os prémios internacionais atribuídos. Em sintonia com o crescimento do turismo nacional, a região tem vivido anos esplêndidos. Entendeu-se por isso ser um grande desafio investigar a relação entre o crescimento da região como destino turístico, o Douro como região vitivinícola e o prestígio mundial do Vinho do Porto. Após o estudo aprofundado da região e contextualização teórica, pretendeu-se analisar a sua competitividade e sustentabilidade. Estudaram-se os principais modelos de Competitividade dos Destinos Turísticos e a possibilidade de aplicabilidade no destino Porto. Deparámo-nos com a grande complexidade dos diversos modelos e a impossibilidade de utilização desses modelos no nosso estudo. Confrontados com a necessidade de sistematização da informação a recolher, identificou-se uma lacuna que acabou por se constituir numa âncora complementar do trabalho realizado nesta investigação. Criou-se, então, um instrumento de análise que permite agrupar a informação recolhida de acordo com os fatores que, do nosso ponto de vista e dos especialistas que contribuíram na sua construção, devem ser o foco da atenção das entidades envolvidas no desenvolvimento e competitividade do destino turístico: Capacidade, Competência, Comunicação, Criatividade e, ainda permite recolher as opiniões dos vários stakeholders intervenientes na construção dum destino turístico, nomeadamente, turistas, residentes e gestores. Atribuímos ao instrumento de análise a designação de “Matriz dos 4C’s de Competitividade do Destino Turístico”. Para preparação e consolidação da Matriz, contámos com a colaboração de diversos especialistas na área e foram ultrapassadas quatro fases: PRELIMINAR (revisão teórica), PREPARAÇÃO (através do método de Delphi), TESTE (através do CVC - Coeficiente de Validação do Conteúdo) e finalmente a AVALIAÇÃO, efetuando um teste de aplicabilidade da Matriz numa amostra de conveniência. A Matriz foi registada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial; Porto and the Douro Region as a tourist destination and the relationship with Port Wine. The 4C´s Matrix of Competitiveness of the Tourist Destination Abstract: In recent years, Porto and the North of Portugal have become a prominent tourism destination of choice, proved by the sector's results and the international awards. In line with the growth of national tourism, the region has lived splendid years. Therefore, it became clear to be a great challenge researching about the relationship between the growth of the region as a tourism destination, the Douro as a wine region, and the worldwide prestige of Port Wine. After an in-depth study of the region and theoretical framework, we decided to analyze its competitiveness and sustainability. We studied the main Tourism Destination Competitiveness models and the possibility of applying those different models and the impossibility of its use in our work. Another challenge faced was on how to systematize the information to be collected - a gap was identified that ended up constituting a complementary anchor to the work carried out in this investigation. An analysis tool was then created allowing the information gathered to be grouped according to the factors that, from our point of view and from the experts who contributed to its construction, should be the focus of the attention of the entities involved in development and competitiveness of the tourist destination: Capacity, Competence, Communication and Creativity. The tool also allows to collect the opinions of the stakeholders of a specific tourism destination, namely, tourists, residents and managers. The analysis instrument was later titled as “4C’s Tourism Destination Competitiveness Matrix”. For the preparation and consolidation of the Matrix we had the collaboration of several specialists within the sector and four phases were overcome: PRELIMINARY (theoretical review), PREPARATION (through the Delphi method), TEST (through CVC - Content Validation Coefficient) and finally the EVALUATION by testing the Matrix through a convenience sample. The 4C’s Matrix was registered at the National Industrial Property Institute.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29822
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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