Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29787

Title: A influência da satisfação no trabalho e da crença de autoeficácia do professor no seu engajamento profissional: o caso dos docentes do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Aracaju - Sergipe
Authors: Santos, Rivanna Conceição
Advisors: Moreira, Maria de Lurdes
Keywords: Satisfação profissional
Crença de autoeficácia
Engajamento profissisonal
Professor
Condição docente
Qualidade da educação
Job satisfaction
Self-efficacy belief
Professional engagement
Teacher
Teaching condition
Quality of education
Issue Date: 14-Jan-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A literatura científica tem apresentado, nas últimas décadas, a importância do engajamento das pessoas para a promoção da qualidade do trabalho. A satisfação profissional e a crença de autoeficácia dos trabalhadores são duas variáveis apontadas em pesquisas como preditoras do vigor, dedicação e absorção, correspondentes ao engajamento dos indivíduos à sua atividade profissional. Este conhecimento, produzido a partir do diálogo entre a Psicologia do Trabalho e das Organizações e da Teoria Social Cognitiva, vem expandindo-se para os vários setores laborais, nomeadamente, a área da educação. Diante das correlações apontadas entre estas variáveis, a presente pesquisa teve como objetivo “Analisar a influência da satisfação no trabalho e da crença de autoeficácia dos professores do Ensino Médio da Rede Pública Estadual da cidade de Aracaju sobre o seu engajamento profissional”. Os resultados, obtidos através das análises estatísticas realizadas no SPSS, apontam que a satisfação profissional e a crença de autoeficácia influenciam positivamente o nível de engajamento no trabalho dos participantes da presente pesquisa. Também verificamos que a satisfação profissional apresentou um nível mais elevado de predição em relação ao engajamento no trabalho do que a autoeficácia, na amostra de professores participantes da investigação. Os resultados deste estudo, somados a outras investigações com um maior número de participantes e com a utilização de métodos quantitativos, podem contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas a impulsionar estas variáveis, ao nível da gestão governamental e da administração escolar direta. Desta forma, esta investigação poderá contribuir com a qualidade do trabalho docente e o sucesso da aprendizagem dos estudantes; The influence of job satisfaction and teacher self-efficacy belief in their professional engagement: the case of high state public school teachers in the city of Aracaju - Sergipe. ABSTRACT: The scientific literature has presented, in the last decades, the importance of people's engagement for the promotion of the quality of work. Professional satisfaction and the belief in workers' self-efficacy are two variables identified in researchs as predictors of vigor, dedication and absorption, corresponding to the engagement of individuals in their professional activity. This knowledge, produced from the dialogue between Work and Organizational Psychology and Social Cognitive Theory, has been expanding to the various labor sectors, namely, the area of education. In view of the correlations pointed out between these variables, the present research aimed to "Analyze the influence of job satisfaction and the belief in self-efficacy of teachers from the Secondary School of the State Public Network of the city of Aracaju on their professional engagement". The results, obtained through the statistical analyzes carried out in the SPSS, point out that professional satisfaction and the belief in self-efficacy positively influence the level of engagement in the work of the participants in this research. We also observed that job satisfaction showed a higher level of prediction in relation to engagement at work than self-efficacy, in the sample of teachers participating in the investigation. The results of this study, added to other investigations with a larger number of participants and the use of quantitative methods, can contribute to the development of public educational policies aimed at boosting these variables, at the level of government management and direct school administration. In this way, this investigation can contribute to the quality of teaching work and the success of students' learning.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29787
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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