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http://hdl.handle.net/10174/29277
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Title: | A influência das práticas de responsabilidade social nos níveis de motivação e satisfação dos colaboradores – Estudo de caso na ASSPS |
Authors: | Ferreira, Margarida Sofia Martins |
Advisors: | Oliveira, Maria de Fátima |
Keywords: | Motivação Satisfação Responsabilidade Social Terceiro Setor Colaboradores Motivation Satisfaction Social responsability Third sector Employees |
Issue Date: | 27-Jan-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No contexto da Responsabilidade Social, a Motivação e a Satisfação têm-se revelado ser fatores chave para um bom desempenho dos colaboradores numa organização.
Este documento tem como propósito apresentar o projeto de investigação, realizado no âmbito do Trabalho Final de Mestrado, tendo como objetivo geral compreender de que modo as práticas de responsabilidade social influenciam os níveis de motivação e satisfação dos colaboradores de uma organização do 3º setor (ASSPS), bem como apresentar a bibliografia e a metodologia que será aplicada a este estudo. Esta investigação trata-se de um estudo de caso decorrido na Associação de Solidariedade Social de Ponte de Sor.
A metodologia é do tipo misto, composta por uma análise bibliográfica e documental, a aplicação de uma entrevista semi-estruturada aos cargos de direção, bem como de um questionário aos colaboradores da organização. Os principais resultados alcançados determinam-se por haver de facto influência das práticas de responsabilidade social nos níveis de motivação e satisfação dos colaboradores. Neste sentido, foi possível dar resposta à questão de partida e aos objetivos desta investigação. Não obstante, apesar de haver um grau de concordância forte entre os itens da dimensão Motivação, Satisfação e Práticas de Responsabilidade Social existentes na ASSPS, ainda se torna necessário rever e fomentar o espírito de equipa, bem como o ambiente organizacional (destacado como o principal fator não motivacional dos respondentes); Abstract:
The influence of Social Responsibility Practices on Employee Motivation and Satisfaction Levels - Case Study at ASSPS
In the context of Social Responsibility, Motivation and Satisfaction have proven to be key factors for the good performance of employees in an organization.
The purpose of this document is to present the research project, carried out within the scope of the Final Master's Work, with the general objective “Understanding how social responsibility practices influence the levels of motivation and satisfaction of employees in a third sector organization ( ASSPS) ”, as well as presenting the bibliography and the methodology that will be applied to this study. This investigation is a case study carried out at the Ponte de Sor Social Solidarity Association.
The methodology is of the mixed type, composed of a bibliographic and documentary analysis, the application of a semi-structured interview to the management positions, as well as a questionnaire to the employees of the organization. The main results achieved are determined by the fact that social responsibility practices have an influence on the motivation and satisfaction levels of employees. In this sense, it was possible to answer the starting question and the objectives of this investigation. Nevertheless, although there is a strong degree of agreement between the items of the Motivation, Satisfaction and Social Responsibility Practices existing in ASSPS, it is still necessary to review and foster team spirit, as well as the organizational environment (highlighted as the main respondents' non-motivational factor). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29277 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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