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http://hdl.handle.net/10174/29268
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Title: | Preparação para o nascimento: O medo do parto |
Authors: | Ferraz, Márcia Cristiana Marques |
Advisors: | Frias, Ana Maria Aguiar |
Keywords: | Educação Pré-Natal Grávida Medo Parto Prenatal Education Pregnant Woman Fear Parturition |
Issue Date: | 29-Jan-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório descreve o processo de aquisição de competências específicas em
Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica nos períodos preconcecional, pré-natal,
parto, puerpério, climatério, processos de saúde/doença ginecológica e grupo-alvo
inserido na comunidade e, simultaneamente, o desenvolvimento de competências
científicas através do aprofundamento temático “Preparação para o Nascimento: O medo
do parto”, com o objetivo de analisar a influência dos cursos de Preparação para o
Nascimento face ao medo do parto. As metodologias utilizadas foram a vivencial,
observacional, teórico-prática em contexto de ensino-clínico e a quantitativa de natureza
descritiva, correlacional e longitudinal. Os dados foram colhidos a 27 grávidas de
dezembro 2019 a março 2020 através de questionário. Para o tratamento de dados foi
utilizado o Software IBM® SPSS® Statistic, versão 24. As competências foram atingidas
de forma positiva e relativamente à pesquisa desenvolvida observou-se que esta não
revelou diferenças estatisticamente significativas nas variáveis estudadas; ABSTRACT:
Title: Preparation for Birth: Fear of Childbirth
This report describes the process of acquiring specific competences in nurse
midwives in preconceptional, prenatal, childbirth, puerperium, climacteric,
health/gynecological disease processes and target group inserted in the community and,
simultaneously, the development scientific competences through the thematic study
“Preparation for Birth: Fear of childbirth”, with the aim of analyzing the influence of the
Preparation for Birth courses in the fear of childbirth. The methodologies used were
experiential, observational, theoretical-practical in the context of clinical teaching and
quantitative of a descriptive, correlational and longitudinal nature. Data were collected
from 27 pregnant women from december 2019 to march 2020 through a questionnaire.
For the treatment of data, was used the IBM® SPSS® Statistic Software, version 24. The
competences were reached in a positive way and in relation to the developed research, it
was observed that this did not reveal statistically significant differences in the studied
variables. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29268 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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