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http://hdl.handle.net/10174/29218
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Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré escolar e ensino do 1o Ciclo do ensino básico - Construção de identidades, valorizar a diferença e combater os estereótipos |
Authors: | Serra, Ana Teresa Baptista |
Advisors: | Folque, Maria Assunção |
Keywords: | Sustentabilidade Educação para a sustentabilidade Diferença Identidade Estereótipos Sustainability Sustainability Education Difference Identity Building identities |
Issue Date: | 29-Jan-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho de investigação-ação centra-se na Sustentabilidade Cultural e Social e
desenvolveu-se em contexto de educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB).
Procurou-se compreender de que forma as práticas pedagógicas de educadores/as de infância
e de professores/as de 1ºCEB podem combater as desigualdades de oportunidades e ser
promotoras de transmissão de valores e aprendizagens relativas à identidade cultural e
igualdade de género, valorizando a diferença como uma riqueza social e cultural.
Define-se o conceito de sustentabilidade e enquadra-se teoricamente a educação para a
sustentabilidade cultural e social, especificamente a construção da identidade. a valorização da
diferença e o combate aos estereótipos.
Adotou-se a metodologia de investigação-ação com recurso a instrumentos de produção de
dados como a observação, registo de notas de campo e reflexões e a utilização da escala OMEP
ERS-SDEC, na vertente social e cultural; promoveram-se e analisaram-se práticas promotoras
de reflexão por parte das crianças acerca da diferença e da identidade cultural e de uma
educação mais inclusiva. Este trabalho permitiu compreender a importância da educação para
a sustentabilidade a partir da infância e o papel dos/as profissionais de educação; Abstract:
This action-investigation is focused on the Cultural and Social Sustainability and it was
developed in a pre-school and primary education context.
The goal was to better comprehend in what ways the learning practices of educators and
teachers could promote the learning and transmission of values regarding cultural and gender
equality, showing diversity as a social and cultural advantage as well as fighting the
inequality of opportunity.
It defines the concept of sustainability, and theoretically fits the education on cultural and
social sustainability, more specifically, the construction and appreciation of identity and also
fighting stereotypical thinking.
The action-investigation was adopted, resourcing to data production instruments, like
observation, field and reflection notes register, and the usage of OMEP ERS-SDEC scale on
the social and cultural side.
Children's reasoning and thinking about cultural identity and a more inclusive education, were
promoted and analysed.
This work allowed an assessment and comprehension about the importance of education and
its professionals role, regarding sustainability, from a young age. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29218 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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