|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29095
|
Title: | Esquemas cognitivos, vivências académicas e sintomas psicopatológicos em estudantes universitários |
Authors: | Cabeça, Patrícia Isabel Rosado |
Advisors: | Tavares, Sofia Alexandra |
Keywords: | Esquemas mal-adaptativos precoces Vivências académicas Psicopatologia Ensino superior Estudantes Early maladaptive schemes Academic experiences Psychopathology Higher education Students |
Issue Date: | 13-Jan-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo procura contribuir para a compreensão da associação entre esquemas
cognitivos disfuncionais e sintomas psicopatológicos em alunos recém-chegados ao
Ensino Superior. A amostra é constituída por 363 estudantes do 1º ano de Licenciatura da
Universidade de Évora. Os dados foram recolhidos através de três instrumentos de
autorrelato: YSQ-S3 (Pinto-Gouveia, Rijo, & Salvador, não publicado), QVA-r
(Almeida, Ferreira, & Soares, 1999) e BSI (Canavarro, 1999). Os resultados indicam que
os estudantes do género feminino, os estudantes insatisfeitos, os estudantes deslocados,
os estudantes-trabalhadores e os estudantes com dificuldades económicas se diferenciam
pela presença de esquemas mal-adaptativos precoces e níveis superiores de
psicopatologia. Permitem também constatar que a perceção de bem-estar psicológico, a
capacidade de regulação emocional e níveis superiores de autoconfiança, autonomia e
otimismo são protetores do desenvolvimento da psicopatologia. Já a presença de
esquemas mal-adaptativos precoces, dos domínios Vigilância Excessiva/Inibição e
Distanciamento/Rejeição, contribui positivamente para a existência de sintomas
psicopatológicos; ABSTRACT:
This study seeks to contribute to the understanding of the association between
dysfunctional cognitive schemes and psychopathological symptoms in students recently
arrived at the University. The sample consists of 363 students from the 1st year of
undergraduate studies at the University of Évora. Data were collected using three selfreport instruments: YSQ-S3 (Pinto-Gouveia, Rijo, & Salvador, unpublished), QVA-r
(Almeida, Ferreira, & Soares, 1999) and BSI (Canavarro, 1999). The results indicate that
female students, dissatisfied students, displaced students, workers students and students
with economic difficulties are differentiated by the presence of early maladaptive
schemes and higher levels of psychopathology. They also show that the perception of
psychological well-being, the capacity for emotional regulation and higher levels of selfconfidence, autonomy and optimism are protective of the development of
psychopathology. The presence of early maladaptive schemes in the Excessive
Surveillance/Inhibition and Distancing/Rejection domains positively contribute to the
existence of psychopathological symptoms. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29095 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|