Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29058

Title: Concepções sobre o que é aprender em professores universitários das áreas de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia
Authors: Chaleta, Elisa
Quaresma, Paulo
Fialho, Isabel
Sebastião, Luís
Leal, Fátima
Rato, Luís
Cid, Marília
Borralho, António
Saraiva, Margarida
Editors: Cid, Marília
Rajadell Puiggròs, Núria
Costa, Graça dos Santos
Keywords: conceções sobre aprendizagem
professores universitários
pesquisa qualitativa fenomenográfica
áreas de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia
Issue Date: 2020
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE)
Citation: Chaleta, E.; Quaresma, P.; Fialho, i.; Sebastião, L.; Leal, F.; Rato, L.; Cid, M.; Borralho, A. & Saraiva, M. (2020). Concepções sobre o que é aprender em professores universitários das áreas de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia. In Marília Cid, Núria Rajadell Puiggròs & Graça dos Santos Costa (Cood.), Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: perspetivas internacionais. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE), pp. 37-63. ISBN: 978-972-778-165-2.
Abstract: A abrangência e a diversificação dos sistemas de ensino superior determinaram uma maior atenção por parte da sociedade e a uma maior preocupação com a qualidade dos programas oferecidos aos estudantes e, em consequência, ao aumento das avaliações públicas e das comparações internacionais das instituições de ensino superior. Neste trabalho de cariz exploratório, enquadrado pela pesquisa qualitativa fenomenográfica, pretendemos identificar as concepções de aprendizagem de professores universitários das áreas de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia e verificar se as duas macro categorias das concepções de aprendizagem (superficiais e profundas) permanecem estáveis. Pretendemos ainda averiguar se outras concepções identificadas pela investigação se encontram presentes no discurso destes professores. Os resultados relativos à questão ‘Para si o que é aprender?’ mostram-nos que o discurso dos professores se enquadra, de um modo geral, nas categorias identificadas na investigação qualitativa realizada em trabalhos anteriores. Identificaram-se as duas macro categorias encontradas na generalidade dos estudos sobre as concepções de aprendizagem (superficiais / profundas) e também concepções adicionais centradas em aspectos relativos à forma como se aprende (aprender como processo) e ao que se aprende de forma transversal (desenvolvimento de competências sociais).
URI: https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/Ensinar-avaliar-e-aprender-no-ensino-superior-perspetivas-internacionais
http://hdl.handle.net/10174/29058
ISBN: 978-972-778-165-2
Type: bookPart
Appears in Collections:GES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro ensinar avaliar aprender Projeto2020.pdf397.17 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois