|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28684
|
Title: | Ética e valores na gestão escolar. Um estudo na escola de 2º ciclo de ensino secundário em Moçâmedes - Angola |
Authors: | Domingos, Basílio |
Advisors: | Santos, Maria Teresa |
Keywords: | Ética Valores Gestão escolar Angola Ethics Values School management Angola |
Issue Date: | 27-Nov-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A atividade de Gestor Escolar conjuga a função administrativa da instituição com a abordagem comunicativa inter-relacional, com objetivo de se criar um ambiente democrático em conformidade com a ética da responsabilidade, do respeito e confiança mútua. Este estudo quer reconhecer a presença desses e outros valores na gestão escolar, compreender como se podem internalizar na gestão, identificar dificuldades e confrontar a gestão com os novos desafios éticos na realidade educativa angolana. A metodologia foi guiada pelo paradigma interpretativo qualitativo, aplicando-se inquéritos por entrevistas semiestruturadas a diferentes elementos do 2.º ciclo do ensino secundário da Escola Pública “Welwitschia Mirabilis”, Moçâmedes, Angola.
A tese tem oito capítulos. (I) fez-se o enquadramento teórico dos valores éticos na educação; (II) aborda-se a gestão escolar; (III) debruça-se sobre o gestor escolar; IV) aborda-se a ética na gestão escolar; (V) reflete-se sobre a realidade educacional angolana; (VI) expõem-se os procedimentos metodológicos; (VII) procede-se à apresentação dos dados; e (VIII) são interpretados os resultados da investigação.
Conclui-se que a existência da ética e valores na gestão escolar está implícita, mas sua implementação não é frequente. Reconhece-se a sua importância, sem a evidência da sua promoção. Desta forma a compreensão da ética é menos evidente no contexto escolar. A educação angolana guia-se pela Lei n.º 13/01 de 31 de dezembro. A respeito do reconhecimento dos valores na gestão escolar, a análise de dados evidencia: responsabilidade, solidariedade, justiça e equidade como valores que se destacam e que vão de encontro na implementação dessa gestão no coletivo escolar, sobretudo através de diálogos e palestras. É preciso explorar e aprofundar como são entendidos a ética e os valores junto dos atores que atuam na realidade educativa angolana. Recorre-se a bibliografias diversas e atuais como suporte neste universo e no sistema de ensino angolano; Abstract:
Ethics and values in school management. A case study in a 2nd cycle school in Moçâmedes - Angola
The activity of School Manager combines the administrative function of the institution with the interrelational communicative approach, with the objective of creating a democratic environment in accordance with the ethics of responsibility, respect and mutual trust. This study wants to recognize the presence of these and other values in school management, understand how they can be internalized in management, identify difficulties and confront management with new ethical challenges in the Angolan educational reality. The methodology was guided by the qualitative interpretative paradigm, applying surveys through semi-structured interviews to different elements of the 2nd cycle of secondary education at the Public School “Welwitschia Mirabilis”, Moçâmedes, Angola.
The thesis has eight chapters. (I) the theoretical framework of ethical values in education was made; (II) school management is addressed; (III) focuses on the school manager; IV) ethics in school management is addressed; (V) reflects on the Angolan educational reality; (VI) methodological procedures are exposed; (VII) the data is presented; and (VIII) the results of the investigation are interpreted.
It is concluded that the existence of ethics and values in school management is implicit, but its implementation is not frequent. Its importance is recognized, without evidence of its promotion. Thus, the understanding of ethics is less evident in the school context. Angolan education is guided by Law No. 13/01 of December 31. Regarding the recognition of values in school management, data analysis shows: responsibility, solidarity, justice and equity as values that stand out and that meet in the implementation of this management in the school group, especially through dialogues and lectures. It is necessary to explore and deepen how ethics and values are understood with the actors who work in the Angolan educational reality. Different and current bibliographies are used to support this universe and the Angolan education system. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28684 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|