Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28597
|
Title: | Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula |
Authors: | Lopes, Eduardo Quintas, Rui |
Editors: | Lopes, Eduardo |
Keywords: | Música Musicologia Criatividade Percussão |
Issue Date: | Dec-2020 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Educação Musical |
Citation: | Lopes, Eduardo; Quintas, Rui. 2020. “Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula”, Revista Portuguesa de Educação Musical, Nr. 146, 2020, pp. 87-95. ISSN 1646-6306 |
Abstract: | Como reflexo da própria existência do ser Humano na direccionalidade da ‘linha do tempo’, a produção artística tem historicamente resultado da concomitância do desenvolvimento de modelos teóricos funcionais e de instantes excecionais que fomentam progresso e evolução. Na música, o ilusivo e complexo conceito de criatividade é usualmente referido como catalisador para os processos de progresso e avanço musical. Este artigo apresenta a prática musical das Pedrinhas de Arronches, e de que forma a criatividade associada a procedimentos de reciclagem estão na sua génese e contribuíram para a sua evolução e autonomia artístico-musical. De inspiração nas Pedrinhas de Arronches, propomos ainda uma atividade de sala de aula que estimula a criatividade para a invenção e prática musical. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28597 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|