Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28428

Title: Instituições e auto-organização em redes comerciais e financeiras no espaço ibérico (segunda metade do século XVI - 1609)
Authors: Ribeiro, Ana Sofia
Editors: Lopes, Bruno
Jesus, Roger Lee
Keywords: Instituições Formais
normas
redes comerciais ibéricas
auto-organização
Issue Date: 2019
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Citation: Ribeiro, Ana Sofia (2019), Instituições e auto-organização em redes comerciais e financeiras no espaço ibérico (segunda metade do século XVI - 1609) in Lopes, Bruno e Jesus, Roger Lee (eds.) - Finanças, economias e instituições no Portugal Moderno (sécs. XVI-XVIII). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 131-170.
Abstract: Nas últimas décadas, a historiografia, na senda da tradição da Nova Economia Institucionalista, tem salientado que a cooperação e a associação bem-sucedida entre mercadores dedicados ao comércio de longa distância se devem ao surgimento e fortalecimento de instituições, sobretudo mais formais e legalistas. Autores como Ogilvie, Gelderblom ou Grafe têm apontado como algumas instituições, por exemplo as companhias monopolistas(norte-europeias, sobretudo), consulados e outras nações ou colónias comerciais nacionais ou o desenvolvimento e alargamento da cultura jurídica, contratual e notarial da Época Moderna, sustentaram o entendimento entre agentes comerciais. Autores que versam sobre instituições informais sublinham que a confiança entre parceiros só seria possível de manter dentro de comunidades fechadas, que partilhassem uma ascendência ou origem cultural comum (Greif, Studnicki-Gizbert, Aslanian). Este capítulo, a partir de dois estudos de caso ibéricos, analisa o papel das instituições formais e informais no estabelecimento e manutenção da cooperação em parcerias comerciais portuguesas e espanholas, na segunda metade do século XVI e primeiros anos do século XVII. Procura perceber como foi o recurso destes homens às instituições formais pré-existentes, quais as suas reações àquelas que se procuraram criar nesta época. Salienta, num segundo momento, a partir de dados recolhidos em cartórios notariais e correspondência comercial, os mecanismos utilizados para o sustentáculo das parcerias comerciais(normas informais), tal como os meios de policiamento. Finalmente, discute este problema à luz de teorias explicativas da teoria de redes e cooperação, que poderão ajudar a compreender como emergem estas instituições informais, nomeadamente a partir do conceito de auto-organização.
URI: https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/16877494/Financas_economias_e_instituicoes.pdf
http://hdl.handle.net/10174/28428
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
05 - Provas 2 - AR_rev.pdf445.86 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois