Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27890

Title: Hábitos de sono e de atividade física e desportiva das crianças do 1º ciclo do ensino básico de Évora
Authors: Silva, Rodrigo Cesar Freitas da
Advisors: Afonso, Anabela Cristina Cavaco Ferreira
Jacinto, Gonçalo João Costa Jacinto
Santos, Paulo de Jesus Infante dos
Keywords: Atividade Física e Desportiva
Crianças do 1º Ciclo
Modelos Lineares Generalizados
Teste não Paramétricos
Sono
Physical and Sports Activity
1st Cycle Children
Generalized Linear Models
Non-Parametric Tests
Sleep
Issue Date: 21-May-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Estudos internacionais apontam a preocupação com as regularidades das atividades físicas e a qualidade do sono das crianças. Países como Estados Unidos da América (EUA), China, Austrália, Alemanha, Espanha, Holanda, e Portugal utilizaram a Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) para avaliar o sono das crianças. Esse instrumento avalia as subescalas do sono (resistência em ir para a cama, início do sono, duração do sono, ansiedade associada ao sono, despertares noturnos, parassónia, perturbações respiratórios do sono e sonolência diurna) que constituem o índice de perturbação do sono. A presente dissertação de mestrado apresenta informações relevantes em relação aos hábitos de sono e atividades físicas e desportivas das crianças do ensino básico no concelho de Évora. O estudo aponta que as crianças que residem a uma distância de 1,1 a 3 km da escola tem duas vezes mais chances de acumular pelo menos 60 minutos de atividade física e desportiva do que as crianças que residem a uma distância de 3 km. O estudo ainda indica que as crianças cujos responsáveis/encarregados de educação gastam mais de dez euros por mês na atividade física e desportiva tem aproximadamente três vez mais chances de acumular pelo menos 60 minutos de atividade do que as crianças cujos responsáveis/encarregados de educação gastam menos de dez euros por mês na atividade física e desportiva. As crianças cujos responsáveis/encarregados de educação informaram que a atividade física ajuda a criança a dormir melhor tem três vezes mais chances de acumularem pelo menos 60 minutos de atividade do que as crianças que os responsáveis/encarregados de educação que informaram o contrário. De acordo com a World Association of Sleep Medicine, uma criança de 5 a 11 anos deve dormir pelo menos 10 horas. Em relação às horas de sono das crianças, foram identificados os seguintes fatores de risco para a criança dormir menos de 10h por dia: adormecer após as 21h e acordar antes das 7h da manhã, chegar à escola antes das 8h30 e gastarem até 10 euros por mês na atividade física e desportiva. Além disso, o estudo aponta que as crianças com 8 anos ou mais têm tempo de sono menor que 10h por dia do que as crianças até aos 7 anos de idade. Os fatores de proteção do sono identificados, é que a criança não possua outros tipos de aparelhos eletrónicos no quarto onde dorme, adormeça antes das 21h durante a semana e jante habitualmente antes das 20h. Destaca-se que quanto menor o índice de resistência em ir para a cama e o índice de duração de sono maiores as chances da criança dormir pelo menos 10h por dia; Abstract: Sleep and Physical and Sports Activity Habits of Children from the 1st Cycle of Basic Education in Évora International studies point out the concern with the regularity of physical activities and the quality of children’s sleep. Countries like the United States of America (USA), China, Australia, Germany, Spain, the Netherlands, and Portugal used the textit Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) to assess children’s sleep. This instrument assesses the sleep subscales (resistance to going to bed, sleep onset, sleep duration, anxiety associated with sleep, nighttime awakenings, parasomnia, sleep-disordered breathing and daytime sleepiness) that constitute the sleep disturbance index. This master’s thesis presents relevant information in relation to the sleep habits and physical and sports activities of elementary school children in the municipality of Évora. The study points out that children who live 1.1 to 3 km from the school are twice as likely to accumulate at least 60 minutes of physical and sports activity than children who live 3 km away. The study also indicates that children whose parents / guardians spend more than ten euros a month on physical and sports activity are approximately three times more likely to accumulate at least 60 minutes of activity than children whose parents / guardians spend less than ten euros a month in physical and sports activity. Children whose parents / guardians reported that physical activity helps the child to sleep better are three times more likely to accumulate at least 60 minutes of activity than children than parents / guardians who reported otherwise. According to the textit World Association of Sleep Medicine, a child aged 5 to 11 must sleep at least 10 hours. Regarding children’s sleep hours, the following risk factors were identified for the child to sleep less than 10 am a day: falling asleep after 9 pm and waking up before 7 am, arriving at school before 8:30 am and spending up to 10 euros per month in physical and sports activity. In addition, the study points out that children aged 8 and over have a sleep time of less than 10 hours a day than children up to 7 years of age. The sleep protection factors identified, is that the child does not have other types of electronic devices in the room where he sleeps, fall asleep before 9 pm during the week and usually have dinner before 8 pm.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27890
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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