Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27794

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: as aulas de educação física como fator de desenvolvimento das competências sociais e relacionais
Authors: Fialho, Ana Raquel Cabaço
Advisors: Pomar, Clarinda de Jesus Banha
Keywords: Educação Física
Estágio Pedagógico
Ensino básico e secundário
Investigação-ação
Competências Sociais
Physical Education
Teacher trainning,
Basic and secondary education
Research-action
Social relations
Issue Date: 24-Apr-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório retrata todo o processo de ensino e aprendizagem relativo ao meu desempenho no decorrer da prática de ensino supervisionada, que decorreu na Escola Básica Conde de Vilalva, com uma turma do 3º ciclo do ensino básico durante todo o ano letivo de 2016/2017, e na Escola Secundária Gabriel Pereira com a turma do ensino secundário ao longo do 3º período. Descrevo e analiso, de forma reflexiva, as decisões tomadas em várias dimensões do perfil de desempenho profissional: ao nível do planeamento e da avaliação do ensino e da aprendizagem, da condução do ensino e das atividades de participação na escola e relação com a comunidade. Apresento as estratégias desenvolvidas e os resultados obtidos sobre a investigação-ação que desenvolvi na turma sobre a problemática do desenvolvimento das competências sociais e relacionais nas aulas de Educação Física. As conclusões que retirei com a aplicação das estratégias no decorrer da investigação-ação foram bastante benéficas para a minha formação profissional; ABSTRACT: This report describes the whole process of teaching and learning related to my performance during the supervised teaching practice, which took place at the Conde de Vilalva Basic School, with a class from the 3rd cycle of basic education throughout the academic year 2016/2017 , and Gabriel Pereira Secondary School with the secondary school class throughout the 3rd period. I describe and analyze, in a reflexive manner, the decisions taken in various dimensions of the professional performance profile: in the planning and evaluation of teaching and learning, in the conduction of teaching and in the activities of participation in the school and relationship with the community. I present the strategies developed and the results obtained on the action research that I developed in the class on the problematic of the development of the social and relational competences in the classes of Physical Education. The conclusions I drew from the application of the strategies in the course of the action research were very beneficial for my professional training.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27794
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Educação_Física_nos_Ensinos_Básico_e_Secundário-Ana_Raquel_Cabaço_Fialho-Relatório_da_prática_de_ensino....pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois