Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27794
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: as aulas de educação física como fator de desenvolvimento das competências sociais e relacionais |
Authors: | Fialho, Ana Raquel Cabaço |
Advisors: | Pomar, Clarinda de Jesus Banha |
Keywords: | Educação Física Estágio Pedagógico Ensino básico e secundário Investigação-ação Competências Sociais Physical Education Teacher trainning, Basic and secondary education Research-action Social relations |
Issue Date: | 24-Apr-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório retrata todo o processo de ensino e aprendizagem relativo ao meu
desempenho no decorrer da prática de ensino supervisionada, que decorreu na Escola Básica
Conde de Vilalva, com uma turma do 3º ciclo do ensino básico durante todo o ano letivo de
2016/2017, e na Escola Secundária Gabriel Pereira com a turma do ensino secundário ao longo do 3º
período.
Descrevo e analiso, de forma reflexiva, as decisões tomadas em várias dimensões do perfil de
desempenho profissional: ao nível do planeamento e da avaliação do ensino e da
aprendizagem, da condução do ensino e das atividades de participação na escola e relação
com a comunidade.
Apresento as estratégias desenvolvidas e os resultados obtidos sobre a investigação-ação que
desenvolvi na turma sobre a problemática do desenvolvimento das competências sociais e
relacionais nas aulas de Educação Física. As conclusões que retirei com a aplicação das
estratégias no decorrer da investigação-ação foram bastante benéficas para a minha formação
profissional; ABSTRACT:
This report describes the whole process of teaching and learning related to my performance
during the supervised teaching practice, which took place at the Conde de Vilalva Basic School,
with a class from the 3rd cycle of basic education throughout the academic year 2016/2017 ,
and Gabriel Pereira Secondary School with the secondary school class throughout the 3rd
period.
I describe and analyze, in a reflexive manner, the decisions taken in various dimensions of the
professional performance profile: in the planning and evaluation of teaching and learning, in
the conduction of teaching and in the activities of participation in the school and relationship
with the community.
I present the strategies developed and the results obtained on the action research that I
developed in the class on the problematic of the development of the social and relational
competences in the classes of Physical Education. The conclusions I drew from the application
of the strategies in the course of the action research were very beneficial for my professional
training. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27794 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|