Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27436

Title: Reabilitação da função respiratória na pessoa com pneumonia bacteriana secundária ao influenza a: estudo de caso
Other Titles: Rehabilitation of respiratory function in person with bacterial pneumonia secondary to influenza a: case study
Authors: Raposo, Pedro Nunes
Simão, Catarina Alexandra Varão
Pestana, Helena Castelão Figueira Carlos
Mesquita, Ana Cristina Nunes
Sousa, Luís Manuel Mota
Keywords: Exercícios Respiratórios
Pneumonia Bacteriana
Enfermagem em Reabilitação;
Relatos de Casos
Breathing Exercises
Bacterial Pneumonia
Rehabilitation Nursing
Case Reports
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: Associação Amigos Grande Idade
Citation: Raposo, P., Simão, C. A. V., Pestana, H. C. F. C., Mesquita, A. C. & Sousa, L. M. M. (2019). Reabilitação da função respiratória na pessoa com pneumonia bacteriana secundária ao influenza a: estudo de caso. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, 2(2), 53-64.
Abstract: Introdução: Os meses de Outono e Inverno estão associados a um aumento da epidemia sazonal da gripe responsável por 3 a 5 milhões de casos de doença grave. A sobre-infeção bacteriana secundária assume-se como a complicação mais frequente, com elevados índices de internamento. Aos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação são reconhecidas capacidades mediante um conjunto de intervenções terapêuticas para proporcionar a recuperação da pessoa portadora de patologia respiratória. Objetivo: Identificar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação na otimização da função respiratória numa pessoa com o diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade por streptococcus pneumoniae secundária à infeção por Influenza A. Método: Estudo de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. Consiste na utilização do processo de enfermagem, com recurso ao Padrão Documental dos Cuidados da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação. É apresentado o caso de uma pessoa idosa com alteração da função respiratória, necessitando de oxigenoterapia e capacidade de expetorar comprometida. Foram cumpridos os princípios éticos em investigação. Resultados: Com a implementação do plano de intervenção constituído por quadro dias, foram verificados ganhos na redução da sensação de dispneia; redução do aporte de oxigenoterapia; redução da quantidade de secreções; melhoria na auscultação pulmonar do murmúrio vesicular. Conclusões: Verifica-se que com a implementação de um plano de cuidados de enfermagem de reabilitação individualizado pode-se contribuir significativamente na promoção da recuperação da pessoa com patologia respiratória restritiva.
URI: http://dx.doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n2,4581
http://hdl.handle.net/10174/27436
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RPERv2n2_53-64.pdf545.48 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois