Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27360

Title: Qualidade de vida no idoso, um olhar sobre a África Subsaariana
Authors: Assunção, Marta Regina Soares
Pinto, Susana Isabel Mendes
Oliveira, Claudia
Sousa, Luís Manuel Mota
Gonçalves, Tânia Sofia Martins
José, Helena Maria Guerreiro
Editors: Moreira, Ramon Missias
Sousa, Luís Manuel Mota
Valentim, Olga de Sousa
José, Helena Maria Guerreiro
Keywords: Quality of life
Aged
Issue Date: 7-Aug-2019
Publisher: EDITORA CRV
Citation: Assunção, M. R. S., Pinto, S. I. M., Oliveira, C. J.S., Sousa, L.M.M., Gonçalves, T. S. M. & José, H.M. (2019). Qualidade de vida no idoso, um olhar sobre a África Subsaariana. In Missias-Moreira, Ramon; Sousa, Luís Manuel Mota; Valentim, Olga Sousa; José, Helena MariaGuerreiro. (Orgs). Qualidade de Vida em uma perspectiva interdisciplinar – Volume 6.(pp. 131-146). Curitiba: Editora CRV.
Abstract: Com base na pesquisa efetuada, existem vários fatores que foram associados à qualidade de vida, incluindo a saúde física, psicológica, social e ambiental, sendo de evidenciar que a qualidade de vida foi mais elevada nos idosos da ASS do género masculino; casados; com idades menos avançadas; que apresentavam maiores níveis de escolaridade; habitavam em zonas urbanas e zonas que não vivenciaram períodos de guerra; viviam em alojamentos menos precários (protegidos de vetores comuns de doença); tinham acesso a fontes de água e saneamento; tinham acesso a meios de informação, como o rádio; os bens eram controlados pelos conjugues e não por outros elementos da família; tinham uma fonte de rendimento (como ser beneficiário de algum tipo de subsidio, ou ter um negócio) e estavam satisfeitos com o rendimento; conseguiam uma alimentação mais rica, nomeadamente com acesso a fruta e legumes. A existência de depressão e incapacidade física mostrou-se comum nos idosos da ASS, no entanto não os impossibilitava de manter uma quali- dade de vida boa.
URI: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34093-qualidade-de-vida-e-saude-em-uma-perspectiva-interdisciplinar-br-volume-6?fbclid=IwAR1pyxvD-2Xxua42nBjv6_Oef88JX_R5XJSY_xVJnBJUKYr4TBKZ5IqdVR4
http://hdl.handle.net/10174/27360
Type: bookPart
Appears in Collections:ENF - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2019_Assunção.pdf104.87 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois