Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27056

Title: Contributos para a formação inicial e contínua de professores em Luanda (Angola): uma investigação-ação sobre conceções epistemológica
Authors: Victor, Eufrásia Lúcia Afonso Corrêa
Advisors: Bonito, Jorge
Keywords: Conceções epistemológicas
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Ensino
Aprendizagem
Epistemological conceptions
Teachers’ education
Professional teaching development
Teaching
Learning
Issue Date: 10-Jan-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Na atualidade, o papel do professor continua a assumir destaque no processo de ensino e de aprendizagem. Existe evidência forte que as conceções que o professor tem acerca da natureza da Ciência que ensina e do modo como se aprende condicionam, em larga medida, o seu discurso e a sua atuação didática, particularmente porque a aprendizagem de procedimentos e atitudes segue condicionalismos especiais e muito diferentes aqueles normalmente estabelecidos para os vulgares conteúdos factuais dos programas. Partindo deste paradigma, com um desenho de pesquisa de base investigação-ação, desenvolveu-se esta investigação focada na identificação das conceções predominantes de professores de História e Geografia, de Matemática e Física, e de Biologia e Química do ensino médio, em exercício de funções na Escola de Formação de Professores n.º 1093 – Garcia Neto, em Luanda. Com um desenho de pesquisa de base investigação-ação, recolheu-se informação, por aplicação de um questionário aos professores, a fim de se encontrarem reflexos das suas conceções nos/às alunos/as que frequentavam as 10.ª, 11.ª e 12.ª classes que também foram identificados através do mesmo instrumento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores/as para aprofundamento dos resultados encontrados. Seguiu-se a implementação de um plano de formação de desenvolvimento profissional, com base em algumas das fragilidades encontradas. O impacto desta intervenção foi lido através da observação de episódios letivos. Os principais resultados apontam para o facto de os/as alunos/as perfilharem posições mais concordantes com os quadros teórico e concetual do que as dos/as seus/suas docentes. A imagem da Ciência transmitida pelos/as professores/as varia entre uma visão racionalista e uma empirista, com conceções ligadas a um modelo de relativismo epistemológico. As abordagens curriculares adotadas situam-se entre o modelo magistral e as que recorrem ao uso de algumas tecnologias e de trabalho experimental, trabalhando-se, no sentindo da uniformização, atendendo às diferentes etnias e concorrendo para a aceitação da diversidade. As fases estruturantes da aula (nomeadamente o asseguramento do nível de partida e o desenvolvimento) foram comuns nas diferentes aulas assistidas. O conceito de aprendizagem é definido pelos/as professores/as de modo diverso, condicionando a sua planificação letiva. Os/As professores/as manifestam diversas estratégias com vista à promoção da aprendizagem e da perícia reconhecendo a dificuldades na sua implementação e a importância do seu desenvolvimento. Entre os modelos didáticos adotados pelos/as docentes, o modelo; construtivista é o mais comum. Os resultados apontam para alguma alteração das práticas, inferindo-se uma ligeira modificação das conceções dos/as professores/as no período imediatamente decorrente à implementação do programa de desenvolvimento profissional, percebidos nas entrevistas realizadas pós episódios letivos. O conhecimento gerado com o presente trabalho pretende constituir-se como um contributo para a compreensão do conhecimento profissional dos/as docentes e, em consequência, para a definição de estratégias de desenvolvimento profissional, no sentido do enriquecimento das conceções e atuações dos/as professores/as, otimizando a sua ação e, em consequência, a melhoria das aprendizagens dos/as alunos/as, capacitando-os para a ação docente; CONTRIBUTIONS TO INITIAL AND CONTINUOUS TEACHER TRAINING IN LUANDA – ANGOLA): AN ACTION RESEARCH ON THE EPISTEMOLOGICAL CONCEPTIONS ABCTRACT: At present, the role of the teacher continues to be prominent in the teaching and learning process. There is strong evidence that the teacher's concepts about the science nature that he teaches and how it is learned greatly condition his discourse and his teaching practice, particularly as the learning of procedures and attitudes follows special constraints from those normally established for the standard factual content of the programs. With basis on this paradigm, with a action research design, this research was developed focused on the identification of the predominant concepts of History and Geography, Mathematics and Physics and Biology and Chemistry high school teachers, working at the Teacher’s Training School No. 1093 - Garcia Neto, in Luanda. The research was based on an action-research design. Information was collected by applying a questionnaire to teachers. In order to find reflections of their conceptions on students, the same questionnaire was also applied to students who attended 10th, 11th and 12th grades. Semi-structured interviews were conducted with teachers to probe the results. This was followed by the implementation of a professional development training plan, based on some of the weaknesses found. The impact of this intervention was perceived through the observation of teaching episodes. The main results point to the fact that students hold positions more in agreement with the theoretical and conceptual frameworks than those of their teachers. The science image transmitted by teachers varies between a rationalist and an empiricist view, with a model of epistemological relativism’s concept. The adopted curricular approaches are between the master model and those that employ the use of some technologies and experimental work, working towards the standardisation, having into account the different ethnicities and competing for the acceptance of diversity. The structuring phases of the class (namely the assurance of the starting level and the development) were common in the different classes attended. The learning concept is defined by teachers in different ways, conditioning their teaching. Teachers express various strategies to promote learning and skills, recognising the difficulties in their implementation and the importance of their development. The constructivist model is the most common among the teaching models adopted by teachers. The results point to some change in the practices, with a slight alteration to the teachers' concepts in the period immediately following the implementation of the professional development program. The knowledge generated by the present work intends to be built as a contribution to the understanding of the teachers’ professional knowledge, and, consequently, to define professional development strategies, in the sense of enriching the concepts and actions of the teachers, optimising their work and, in doing so, improve student learning by empowering them to teach.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27056
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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