Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26803
|
Title: | Educação Literária: controvérsias pedagógicas entre o Ministério da Educação e da Ciência e a Associação de Professores de Português |
Authors: | Resende, José Manuel Carvalho, José Maria |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista Pedagogia Y Saberes |
Citation: | José Manuel Resende, José Maria Carvalho, “Do texto literário à interpretação: controvérsias pedagógicas em torno da ‘Educação Literária’” in Revista Saberes y Pedagogia, No. 50 Universidad Pedagógica Nacional Facultad de Educación. pp. 133–145; |
Abstract: | A disputa suscitada pela reformulação do programa do ensino língua portuguesa no Ensino Secundário é objeto do artigo. Esta reforma é testada pelo Ministério da Educação de Portugal em 2013. Das controvérsias suscitadas pelas mudanças introduzidas, elege-se como objeto de disputa o Ensino Literário e os critérios destinados à escolha das obras literárias a adotar nas escolas. O desenho do Programa é sujeito a uma discussão acesa entre atores credíveis. Ensaia-se no artigo uma reflexão combinada com uma pesquisa exploratória e se escolhem as controvérsias insurgidas pela Associação de Professores de Português por contraposição às orientações emanadas de cima. Da discussão ressalta a oposição sobre o cânone como critério de escolha das obras e sobre o modo como a inferência pode ser operada numa escola massificada e com a obrigatoriedade escolar prolongada até ao 12° ano. |
URI: | https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/6845 http://hdl.handle.net/10174/26803 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|