Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26785

Title: Falar (em) Português e sobre o Português: reflexões sobre o passado e o presente da língua
Authors: Fonseca, Maria do Céu
Keywords: Língua portuguesa
Língua de diáspora
Língua de ciência
Issue Date: 5-Apr-2019
Abstract: Falar (em) português e sobre o português: reflexões sobre o passado e presente da língua. Título que procura, de algum modo, sintetizar um princípio linguístico que foi enunciado da seguinte forma no princípio do século XX, por um eminente linguista russo, Roman Jakobson: “a faculdade de falar determinada língua implica a faculdade de falar acerca dessa língua” (Jakobson, 2003:67). O domínio de uma língua implica um conhecimento linguístico (relativamente aos sons que escolhemos, à combinação desses sons para formar as palavras que usamos e às frases que construímos), mas que é também teórico (e que envolve saberes sobre a origem, a história, a geografia, cultura dessa língua). Quer isto dizer que quem aprende uma língua nova, uma língua estrangeira (LE), tem maiores probabilidades de desenvolver uma imagem positiva desse país; e, portanto, fica mais predisposto para difundir a cultura e os valores desse país; e para se envolver na transação de indústrias culturais e criativas que envolvam esse país. Uma consequência direta de tudo isto: quanto maior for o número de falantes de uma língua, maior é a sua valorização a nível global.
URI: http://labcom-ifp.ubi.pt/event/3301
http://hdl.handle.net/10174/26785
Type: lecture
Appears in Collections:CEL - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Conferências doutorais.pdf500.47 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois