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Title: Segurança do docente crítico: comunicação eficaz na transição de cuidados no serviço de urgência geral
Authors: Castro, Cidália Maria da Cruz Silva Patacas
Advisors: Marques, Maria do Céu
Keywords: Enfermagem Médico-Cirúrgica
Transição de Cuidados
Segurança do Doente Crítico
Medical-Surgical Nursing
Handover/Handof
Critical Patient Safety
Issue Date: 4-Jul-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A comunicação eficaz nos momentos de transição de cuidados, assente numa abordagem estruturada, facilita o desenvolvimento de boas práticas, benéficas à tomada de decisão e melhoria contínua dos cuidados, justificando-se a sua relevância no desenvolvimento da atividade profissional major, no serviço de urgência geral. Desenvolvida à luz do pensamento Lean, teve como objetivo introduzir uma abordagem padronizada, utilizando a técnica ISBAR, na transição de cuidados. Após o diagnóstico da situação e definidas estratégias de melhoria, foi elaborado um instrumento orientador para os momentos de transição de cuidados. Oito dias após a implementação, foi restruturado, estando a ser utilizado, sendo, segundo os enfermeiros, uma mais valia na segurança do doente. Este documento reflete de forma crítica o percurso formativo de aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos e de competências técnicas e científicas, essenciais à atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem; ABSTRACT: Effective communication in times of transition of care, based on a structured approach, facilitates the development of good practices, beneficial to decision making and continuous improvement of care, justifying their relevance in the development of the professional activity major, in the emergency department. Developed in the light of Lean thinking, it aimed to introduce a standardized approach, using the ISBAR technique, in the care transition. After diagnosis of the situation and defined improvement strategies, a guiding instrument was developed for moments of transition of care. Eight days after the implementation, it was restructured, being used, being, according to the nurses, an added value in patient safety. This document critically reflects the formative course of acquisition, development and consolidation of knowledge and technical and scientific skills, essential to the award of the title of Nursing Specialist in Nursing to Critical Situation and Master in Nursing.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26685
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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