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http://hdl.handle.net/10174/26685
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Title: | Segurança do docente crítico: comunicação eficaz na transição de cuidados no serviço de urgência geral |
Authors: | Castro, Cidália Maria da Cruz Silva Patacas |
Advisors: | Marques, Maria do Céu |
Keywords: | Enfermagem Médico-Cirúrgica Transição de Cuidados Segurança do Doente Crítico Medical-Surgical Nursing Handover/Handof Critical Patient Safety |
Issue Date: | 4-Jul-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A comunicação eficaz nos momentos de transição de cuidados, assente numa abordagem
estruturada, facilita o desenvolvimento de boas práticas, benéficas à tomada de decisão e melhoria
contínua dos cuidados, justificando-se a sua relevância no desenvolvimento da atividade profissional
major, no serviço de urgência geral.
Desenvolvida à luz do pensamento Lean, teve como objetivo introduzir uma abordagem
padronizada, utilizando a técnica ISBAR, na transição de cuidados. Após o diagnóstico da situação
e definidas estratégias de melhoria, foi elaborado um instrumento orientador para os momentos
de transição de cuidados. Oito dias após a implementação, foi restruturado, estando a ser utilizado,
sendo, segundo os enfermeiros, uma mais valia na segurança do doente.
Este documento reflete de forma crítica o percurso formativo de aquisição, desenvolvimento
e consolidação de conhecimentos e de competências técnicas e científicas, essenciais à atribuição
do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Mestre
em Enfermagem; ABSTRACT:
Effective communication in times of transition of care, based on a structured approach,
facilitates the development of good practices, beneficial to decision making and continuous improvement
of care, justifying their relevance in the development of the professional activity major,
in the emergency department.
Developed in the light of Lean thinking, it aimed to introduce a standardized approach,
using the ISBAR technique, in the care transition. After diagnosis of the situation and defined improvement
strategies, a guiding instrument was developed for moments of transition of care. Eight
days after the implementation, it was restructured, being used, being, according to the nurses, an
added value in patient safety.
This document critically reflects the formative course of acquisition, development and
consolidation of knowledge and technical and scientific skills, essential to the award of the title of
Nursing Specialist in Nursing to Critical Situation and Master in Nursing. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26685 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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