Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26647

Title: “A importância teórica dos Écrits sur l’histoire de L. Althusser
Authors: Viparelli, Irene
Keywords: Materialismo aleatório, Althusser, marxismo, ciência da história.
Issue Date: 2018
Citation: Irene Viparelli. “A importância teórica dos Écrits sur l’histoire de L. Althusser.” Práticas da História, Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, n.º 7 (2019): 161-175.
Abstract: O presente artigo visa salientar a importância teórica de Écrits sur l’histoire, recolha de inéditos de Althusser coordenada por G. M. Goshgarian e publicada pela PUF – Presses Universitaires de France em 2018. A hipótese que procuramos demonstrar é a de que estes textos contribuem de forma decisiva para o esclarecimento da relação entre a interpretação althusseriana da obra de Marx como ‘ciência da história’ e a sua representação do ‘aleatório’ enquanto núcleo essencial de toda a filosofia verdadeiramente materialista. Com efeito, estes inéditos ‘sur l’histoire’ tornam evidente, no nosso entender, que a hipótese filosófica do materialismo aleatório, longe de pertencer apenas ao ‘último Althusser’, constitui muito pelo contrário um elemento fundamental da teoria althusseriana desde os anos 60, desempenhando, relativamente à ciência da história, um duplo papel. Por um lado, na medida em que a filosofia do aleatório constitui uma crítica radical de toda a fundamentação transcendental da história, ela representa o pressuposto lógico-histórico para uma abordagem cientifica à história em geral e ao modo de produção capitalista em particular. Por outro, na medida em que adquire a forma de ‘pensamento da conjuntura’, o materialismo aleatório torna-se o necessário complemento prático-político da ciência da história: o elemento que desvenda o seu núcleo revolucionário.
URI: http://www.praticasdahistoria.pt/pt/numeros/praticas-da-historia-no-7-2018/a-importancia-teorica-dos-ecrits-sur-lhistoire-de-l-althusser/
http://hdl.handle.net/10174/26647
Type: article
Appears in Collections:CICP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
06_PDH07_Viparelli.pdf588.86 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois