Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26586

Title: Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
Authors: Santos, Ana Sofia Santos
Advisors: Tavares, Sofia Alexandra da Conceição
Keywords: Vivências académicas
Satisfação com a vida
Satisfação com a vida
Estudantes universitários
Early maladaptive schemas
Academic experiences
Life satisfaction
College students
Issue Date: 18-Dec-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo exploratório procurou caracterizar uma amostra de estudantes primei-ranistas quanto aos esquemas maladaptativos precoces, vivências académicas e satisfa-ção com a vida, em termos globais e em função de caraterísticas sociodemográficas e clínicas; e compreender o contributo das vivências académicas e dos domínios de es-quemas para a satisfação com a vida. Participaram 358 estudantes, com idades entre os 18 e os 23 anos. Aplicaram-se os instrumentos YSQ-S3, QVA-r e SWLS para recolher os dados. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas nos esque-mas maladaptativos precoces, nas vivências académicas e na satisfação com a vida rela-tivamente ao género, opção de curso, satisfação com o curso, frequência de deslocação a casa, relação amorosa, estatuto do estudante, sustentabilidade financeira e problemas psiquiátricos. As dimensões vocacional, pessoal e institucional das vivências académi-cas, e o domínio de esquemas distanciamento/rejeição tiveram um contributo significa-tivo, positivo e negativo, respetivamente, para a satisfação com a vida dos estudantes; Cognitive Schemas, Academic Experiences, and Life Satisfaction in College Students Abstract: The present exploratory study aimed to characterize a sample of first year college students regarding early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction, globally and in relation to sociodemographic and clinical features; and to understand the contribution of academic experiences and schema domains to life satisfaction. Participated a final sample of 358 students, aged between 18 and 23. The instruments applied were YSQ-S3, QVA-r and SWLS. The results indicated statistically significant differences in early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction concerning gender, degree choice, degree satisfaction, frequency of home visits, love relationship, student status, financial sustainability and psychiatric problems. The vocational, personal and institutional dimensions of academic experiences, and the disconnection/rejection schema domain made a significant positive and negative contribution, respectively, to college students’ life satisfaction.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26586
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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