Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26316

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical
Authors: Silva, António Manuel Barbosa da
Advisors: Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e
Keywords: Ansiedade
Autoeficácia
Performance
Expressão corporal
Mental coaching
Anxiety
Self-efficacy
Performance
Body expression
Mental coaching
Issue Date: 18-Nov-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O trabalho que apresento divide-se em duas partes. A primeira parte é um relatório descritivo da prática de ensino supervisionada no âmbito do estágio que realizei na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, sob orientação cooperante do Professor Luís Pacheco Cunha, docente profissionalizado em ensino do violino e professor efetivo na referida instituição. A segunda parte é um trabalho de observação da expressão corporal e do mental coaching, e das suas influências nos níveis de ansiedade e de autoeficácia dos alunos. Os altos níveis de ansiedade e a baixa autoeficácia são problemas debilitantes e frequentes nos estudantes de música. A ansiedade é vista como um dos fatores que mais condiciona os sucessos e insucessos dos alunos de ensino artístico especializado de música, mesmo os mais talentosos e mais trabalhadores. A autoeficácia, vulgarmente conhecida como confiança, é talvez o maior fator de motivação para os alunos, no que diz respeito ao saber estar em palco, conviver com sucesso, insucesso, e stress; Abstract: The following document is divided into two parts. The first part is a descriptive report on supervised teaching practice within the scope of the internship I conducted at Escola artistica de Música do Conservatório Nacional, under the cooperative guidance of Professor Luís Pacheco Cunha, professionalized in violin teaching and an effective teacher at that institution. The second part is a work of observing body expression and mental coaching, and their influences on students' anxiety levels and self-efficacy. High anxiety levels and low self-efficacy are debilitating and frequent problems in music students. Anxiety is seen as one of the factors that most condition the successes and failures of even the most talented and hard-working music students. Self-efficacy, commonly known as confidence, is perhaps the biggest motivating factor for students when it comes to knowing how to be on stage, to deal with success, failure, and stress.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26316
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_da_Música-António_Manuel_Barbosa_da_Silva-Relatório_da_prática_de_ensino_supervisionada....pdf5.88 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois