Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25701

Title: O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
Authors: Damo, Luis Felipe Rebello
Advisors: Teixeira, Mário Coelho
Léo, Luiz Francisco Ferreira
Keywords: Futebol
Elitização
Marketing
Flamengo
Gestão do Desporto
Football
Elitism
Marketing
Flamengo
Sports Management
Issue Date: 21-May-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na indentidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização; The price and consumption limiting factor of products and services associated with the football spectacle Abstract: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25701
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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