Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25579

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: o processo de ensino-aprendizagem do saxofone: a criatividade e a diversidade musical como estratégias pedagógicas para promover a motivação dos alunos que frequentam o regime articulado
Authors: Quintas, Ana Rita Mendes
Advisors: Marques, Mário Dinis Coelho da Silva
Keywords: Motivação
Saxofone
Ensino
Aprendizagem
Criatividade
Motivation
Saxophone
Teaching
Learning
Creativity
Issue Date: 11-Mar-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Regional do Baixo Alentejo no ano letivo 2016/2017 e está enquadrada no curso de Mestrado em Ensino da Música. A referida PES foi realizada sob orientação do Professor Doutor Mário Marques (orientador interno) e do orientador cooperante Professor Carlos Amarelinho. A primeira parte deste relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada, tendo como propósito fazer o enquadramento histórico da instituição, através da caracterização da escola e dos alunos, bem como conhecer os métodos utilizados pelo professor cooperante para promover a motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A segunda parte é dedicada à investigação, e tem como base de estudo o processo de ensino-aprendizagem do saxofone, mais concretamente, a criatividade e a diversidade de género musical como estratégias pedagógicas para promover a motivação dos alunos que frequentam o ensino da música em regime articulado. A terceira e última parte deste relatório de estágio, destina-se à proposta de um pequeno projeto de intervenção, sugerindo algumas estratégias que podem ser utilizadas nas aulas de saxofone, com o intuito de promover a motivação dos alunos. Esta investigação teve como principal objetivo perceber e compreender os níveis motivacionais dos alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo a frequentar anos de escolaridade distintos, e iniciou-se após a utilização da técnica de inquéritos por questionário, procedendo depois a uma análise dos mesmos. Através de um primeiro inquérito com o intuito de investigar a motivação dos alunos de saxofone, a pesquisa foi realizada em 6 alunos (do 1º ao 6º grau). O motivo que me levou a escolher estes níveis de ensino neste regime específico, fundamentou-se a partir dos grandes níveis de desistência na disciplina de instrumento que temos vindo a presenciar no regime articulado, tentando também perceber as razões que levam os alunos à desmotivação; Abstract: Supervised Teaching Report held at Conservatório Regional do Baixo Alentejo: Saxophone’s teaching and learning process: creativity and musical diversity as pedagogical strategies to promote the motivation of students who attend articulated regime. This report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice, developed at the Regional Conservatory of Baixo Alentejo in the academic year 2016/2017 and is included in the Master's Degree in Teaching Music. The referred PES was carried out under the guidance of Professor Mário Marques (internal counselor) and the cooperating counselor Professor Carlos Amarelinho. The first part of this report focuses on the Supervised Teaching Practice, aiming to make the institution's historical framework through the characterization of the school and students, as well as to know the methods used by the cooperating teacher to promote students' motivation in the process of teaching and learning. The second part is dedicated to research, and is based on the study of the teaching-learning process of saxophone, more specifically, creativity and diversity of musical genre as pedagogical strategies to promote the motivation of students who attend music teaching in articulated regime. The third and final part of this internship report is intended for the proposal of a small intervention project, suggesting some strategies that can be used in saxophone classes, in order to promote student motivation. The main objective of this research was to understand and understand the motivational levels of the students of the Regional Conservatory of Baixo Alentejo, attending different years of schooling, and began after the questionnaire survey technique, and then analyzed them. Through a first survey to investigate the motivation of the saxophone students, the research was carried out in 6 students (1st to 6th grade). The reason that led me to choose these levels of education in this specific regime was based on the great levels of withdrawal in the discipline of instrument that we have been witnessing in the articulated regime, trying also to understand the reasons that lead the students to demotivation.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25579
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_da_Música-Ana_Rita_Mendes_Quintas-Relatório_de_prática_de_ensino_supervisionada_realizada_no_Conservatório_Regional_do_Baixo_Alentejo... .pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois