Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25549
|
Title: | Impacto do modelo Fénix no desempenho académico dos alunos: análises complementares ao estudo de avaliação dos modelos Mais Sucesso Escolar |
Authors: | Verdasca, José |
Keywords: | Modelo Fénix desempenho académico perfis sociográficos impacto educativo |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | CIEP-UE |
Abstract: | Os dados exibidos mostram a existência de correlações significativas entre os resultados obtidos nos dois momentos, com coeficientes de determinação elevado e moderado, respetivamente para o grupo
Não Fénix e para o grupo Fénix, denunciando, em especial no primeiro caso (perfis Não Fénix), a elevada explicação das variações das médias dos resultados dos exames finais de ciclo pelas médias dos resultados do 1.º período. Com efeito, os resultados mostram também a tendência de concentração da nuvem de perfis de alunos Fénix acima da nuvem dos alunos Não Fénix e ocupando em maior número os
quadrantes um e três, o que sugere a existência de uma maior evolução daqueles alunos (Fénix) em termos de desempenho académico ao longo do ano letivo. Dos 30 perfis Fénix, nove distribuem-se pelo
2.º quadrante e apenas um pelo 4.º quadrante, enquanto no grupo de perfis Não Fénix, somente quatro unidades de observação (perfis) estão fora dos quadrantes ímpares, contudo, nenhuma delas no 2.º quadrante. O facto de cerca de um terço dos perfis de alunos Fénix se posicionarem no 2.º quadrante é
revelador do salto significativo que, em termos de posição relativa, os alunos Fénix destes perfis conseguiram realizar entre o 1.º período e o final do ano letivo. Esta constatação resulta ainda mais reforçada, com a análise da configuração dos perfis, verificando-se que os alunos que os integram são
maioritariamente alunos com apoio social escolar e cujos pais possuem graus de escolaridades relativamente baixos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25549 |
Type: | report |
Appears in Collections: | PED - Relatórios
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|