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http://hdl.handle.net/10174/25538
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Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: o estudo específico da utilização da língua como orgão fundamental no canto: caracterização, deteção e resolução de problemas |
Authors: | Pinto, Inês Daniela Moreira |
Advisors: | Bizineche, Liliana Mira, António Ricardo |
Keywords: | Canto Língua Tensão Articulação Ensino Singing Tongue Tension Articulation Education |
Issue Date: | 2-Apr-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nesta investigação, numa primeira etapa, foi estudado anatomica e fisiologicamente, o órgão língua. Numa segunda etapa, ensaiámos abordagens e estratégias de trabalho que permitem trabalhar e resolver questões relacionadas com o órgão referido. Mostramos a importância do órgão articulador não só para uma boa dicção, mas também para a construção de um instrumento com qualidade tonal e vocal. Para a obtenção de resultados empíricos, esta pesquisa tomou a forma de investigação-ação, aplicada a estudos-caso, durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), com alunos de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Na PES foram observadas as necessidades específicas de cada aluno e a resposta dos mesmos aos métodos pedagógicos e didáticos utilizados pelo orientador cooperante e pela mestranda. Após a análise destes dados, este estudo interveio na resolução de questões relacionadas com o órgão articulador língua; Abstract: Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: the specific study of the use of the tongue as a fun-damental organ in singing: characterization, detection and problem resolu-tion
On the first stage of this investigation, the tongue was studied anatomically and physiologically. On a second stage, we rehearsed approaches and work strategies that allow us to work upon and to solve questions related to the previously mentioned organ. We show the importance of the articulator organ not only as a mean for a good diction, but also to build an instrument with tonal and vocal quality. To obtain empirical results, this inquiry took the form of action research applied to case studies, during the Supervised Teaching Practice (PES), with singing students from the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. On the PES, the specific needs of each student were observed, as well as their response to the pedagogical and didactic methods used by the Cooperating Supervisor. After analyzing these data, this study intervened on the resolution of questions related to the articulator organ tongue. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25538 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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