|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25521
|
Title: | Práticas de avaliação formativa na sala de aula: um estudo numa escola secundária de Cabo Verde |
Authors: | Mendes, Cláudia de Jesus Gomes |
Advisors: | Cid, Marília Castro |
Keywords: | Práticas avaliativas Ensino e aprendizagem Sistema de ensino cabo-verdiano Assessmente practices Teaching and learning Cape Verdean education system |
Issue Date: | 18-Mar-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A tese aqui apresentada aborda a questão das Práticas de Avaliação Formativa na Sala de
Aula, numa escola secundária de Cabo Verde. Este estudo pretende compreender as práticas de
avaliação praticada pelos professores com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos.
Para a realização deste trabalho, optou-se pela investigação qualitativa do tipo descritivo,
com recurso ao estudo de caso. Foram realizadas entrevistas a duas professoras da disciplina de
Ciências da Terra e da Vida que trabalhavam com o 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade e três focus
group aos alunos desses três níveis de ensino numa escola secundária na Cidade da Praia - Cabo
Verde.
Os resultados do estudo mostram que as práticas de avaliação das professoras estão mais
voltadas para a classificação dos alunos do que para a melhoria das aprendizagens dos mesmos. Ou
seja, a ênfase é colocada sobretudo mais na avaliação sumativa, numa lógica de aprendizagem que
privilegia a memorização dos conteúdos recorrendo quase sempre ao método de ensino expositivo e
tendo o professor como elemento central de todo o processo.
As perceções das professoras e alunos sobre a avaliação integram-se numa perspetiva de
natureza sumativa, visto que todo o processo de avaliação se centra na questão de controlo e
aferição das aprendizagens dos alunos permitindo de certa forma a classificação dos mesmos.
Assim, para os participantes do estudo, avaliar confunde-se com classificar, o que demonstra
também uma perspetiva mais tradicional do processo de ensino-aprendizagem-avaliação, no qual os
alunos não participam no seu processo avaliativo e atribuem a total responsabilidade de avaliar ao
professor; Formative assessmente practices in the classroom: a study in a secondary school in Cape Verde
ABSTRACT:
The thesis presented here addresses the issue of Formative Assessment Practices in the
Classroom in a secondary school in Cape Verde. This study intends to understand the assessment
practices practiced by teachers with the objective of improving students' learning.
For the accomplishment of this work, a descriptive qualitative research was chosen, using
the case study design. Interviews were conducted with two teachers of the Earth and Life Sciences
discipline who worked with the 7th, 8th and 9th grades and three focus groups for the students of
these three levels of education at secondary school in City of Praia - Cape Verde.
The results of the study show that the teacher´s assessment practices are more focused on the
classification of the students than on the improvement of their learning. In other words, the
emphasis is placed more on summative assessment, in a learning context that privileges content´s
memorization using mosto f the time an expository teaching method and having the teacher as the
central element of the whole process.
The the teachers and students assessment perceptions are based on a summative perspective,
since the entire evaluation process focuses on the issue of control and assessment of the students'
learning, in order to be classified. Thus, for study participants, assessing is confused with
classifying, which also demonstrates a more traditional perspective of the teaching-learningassessmente
process, in which students do not participate in their assessment process and assign the
full responsibility to the teacher. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25521 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|