Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25286

Title: Equidade, Inclusão e Qualidade na Educação Escolar: desafios e ações possíveis.
Authors: saragoça, josé
Editors: Cabrera, Leopoldo
Keywords: equidade
inclusão
qualidade
desafios educacionais
políticas públicas educativas
Issue Date: 2018
Publisher: Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València
Abstract: Os valores da equidade, qualidade e justiça têm constituído, sobretudo desde a década de 60 do século XX, questões centrais nas agendas de políticas públicas de educação das sociedades, em particular das mais desenvolvidas. Porém, e apesar do grande progresso que tem sido feito em termos de escolarização nas últimas décadas, as desigualdades subsistem. Se levar as crianças para as escolas e alargar a escolaridade obrigatória, progressivamente, parece ser relevante, importa, também, garantir que elas adquiram os conhecimentos básicos necessários para a vida em sociedade em infraestruturas de qualidade e mediante o exercício de uma cidadania plena num ambiente de justiça e de inclusão social. Algo que não acontece em boa parte do mundo. Na estruturação dos processos educacionais devem merecem atenção particular os grupos mais vulneráveis e marginalizados (especialmente as crianças que vivem em condições mais fragilizadas e em países afetados por conflitos, as crianças com deficiência e as raparigas) que são mais suscetíveis de serem afetados pela falta de professores com formação adequada, de materiais de ensino e de outras infraestruturas educacionais adequadas. Esta comunicação problematiza, numa primeira parte, as questões da equidade, da inclusão social e da qualidade educacional, no quadro dos «objetivos de desenvolvimento sustentável» preconizados pela ONU para o horizonte 2030, evidenciando alguns dos principais desafios que se colocam às sociedades, independentemente do seu grau de desenvolvimento. Na segunda parte, identificam-se algumas pistas para a intervenção no quadro das políticas públicas educacionais e das ações dos diversos atores educacionais em países desenvolvidos e em países em desenvolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25286
Type: article
Appears in Collections:SOC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cap_Livro_EDUCAÇÃO EQUITATIVA, INCLUSIVA E DE QUALIDADE_2.pdf147.87 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois