Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25282

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: conexões entre o pensamento algébrico e a música
Authors: Alegria, Sofia Alexandra Bolou
Advisors: Canavarro, Ana Paula
Keywords: Pensamento algébrico
Música
Sequências
Aprendizagem da Matemática nos primeiros anos
Algebraic thinking
Music
Sequences
Learning of Mathematics in the early years
Issue Date: 24-Jan-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório constitui uma investigação no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo em Ensino Básico, que fazem parte do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação decorreu em dois contextos, o primeiro numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o segundo numa sala de Educação Pré-escolar. Ambos os contextos fazem parte do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Évora. A investigação teve como objetivos compreender, analisar e refletir sobre como a Música, abordada do ponto de vista da exploração das suas regularidades, pode influenciar o desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças nos primeiros anos de escolaridade e na educação pré-escolar. Assim, ao longo desta investigação procurou-se responder às seguintes questões: que aspetos do pensamento algébrico desenvolveram as crianças? Que dificuldades revelaram as crianças? Que características desta experiência se revelaram importantes no sucesso das aprendizagens das crianças? A investigação desenvolveu-se segundo a modalidade de investigação-ação. Desta forma foi possível compreender como as crianças lidavam com as aprendizagens, dando atenção à forma como as resoluções das tarefas decorriam e que estratégias e representações as crianças usavam para resolver as tarefas, procurando analisar e melhorar a minha prática. A criação das tarefas propostas e a perceção de como foram aceites pelas crianças tornou esta investigação numa rica experiência de desenvolvimento curricular, não limitada a materiais pré-fabricados e sim assente em materiais e tarefas especificamente adequados para os grupos de crianças implicadas. No final desta investigação confirmamos que as crianças conseguiram desenvolver capacidades relacionadas com o pensamento algébrico: identificar, dar continuidade, modificar e fazer generalizações de regularidades, bem como desenvolver um aspeto diretamente relacionado com a Música: representação de sons através de símbolos. Verificou-se também que a Música auxiliou as aprendizagens na Matemática, mas também a exploração de regularidades fez crescer aprendizagens musicais; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education – Connections Between Algebraic Thinking and Music Abstract: This report is an investigation developed within the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Supervised Practice in Teaching of the 1st Cycle in Basic Education, which are part of the syllabus of the master's degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle in Basic Education. This research was carried out in two contexts, the first in a 1st grade class in the 1st cycle of basic education and the second in a pre-school classroom. Both contexts belong to Évora Grouping of Schools No. 1. The research aimed to understand, analyze and reflect on how Music, in conjunction with work with regularities, can influence the development of algebraic thinking of children in the early years of schooling and preschool. The research formulate the following questions: which aspects of the algebraic thought can be developed with the exploration of Music? What difficulties do the children show within this experience? What characteristics of this experience proved to be important for the success of the children’s learning? An action-research methodology was adopted. This option allowed to understand how the children went on the process of learning and to pay attention to the factors that affected the resolutions of the tasks, what strategies and representations the children used to solve the tasks, and also allowed to regulate my work in order to promote better understanding of the mathematical connections with music. The conclusions show that children have developed several aspects of algebraic thinking through their relationship with Music, despite some difficulties emerged, namely in what concerns the use of symbols to represent complex musical patterns. This experience became attractive because the relationship between algebraic thinking and music promoted learning in both, and not only in the area of mathematics.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25282
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Educação_pré_escolar_e_Ensino_do_1º_Ciclo_do_Ensino_Básico-Sofia_Alexandra_Bolou_Alegria-Prática_de_ensino_supervisionada_em_educação....pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois