Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25133

Title: As reconfigurações na relação família-escola num contexto de massificação e descentralização do sistema educativo
Authors: Resende, José Manuel
Gouveia, Luís
Beirante, David
Issue Date: 2018
Citation: RESENDE, José Manuel; GOUVEIA, L. ; BEIRANTE, D. . A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo. Forum Sociológico, v. 32, p. 7-17, 2018.
Abstract: O sistema educativo português é palco de complexas evoluções nas últimas décadas, tendo na massificação e descentralização os seus grandes vetores. Como parte destas políticas de descentralização estão diretivas e orientações que enfatizam a importância de envolvimento dos pais/ Encarregados de Educação no processo educativo enquanto membros da comunidade educativa, cabendo aos professores abertura nas formas de envolvimento com estes atores. Estas orientações podem, no entanto, conflituar com subjetividades produzidas pelos professores relativamente à sua prática profissional. A partir de dados recolhidos no âmbito de uma pesquisa empírica, pretende-se neste artigo explorar os sentidos críticos evidenciados por estes profissionais de ensino relativamente à relação com os pais/Encarregados de Educação enquanto questão que se enquadra na problemática da pluralidade de entendimentos relativamente ao mandato e licença profissional.
URI: https://journals.openedition.org/sociologico/1898#quotation
http://hdl.handle.net/10174/25133
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
sociologico-1898.pdf329.91 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois