Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25119

Title: Escola pública como «arena» política: Contexto e ambivalências da socialização política escolar
Authors: Resende, José Manuel
Dionísio, B.
Issue Date: 2005
Citation: RESENDE, José Manuel; DIONISIO, B. M. . Escola pública como «arena» política: Contexto e ambivalências da socialização política escolar». Análise Social, v. XL, p. 661-680, 2005.
Abstract: Este artigo é uma reflexão preliminar em torno de um projecto de investigação em curso, o qual incide na temática da socialização política na escola secundária em Portugal. O texto propõe-se contextualizar a socialização política escolar em função da experiência escolar moderna, do modelo institucional de escola, do papel da crítica e das reformas educativas. Prossegue com o questionamento dos recentes dispositivos criados para a introdução da «educação para a cidadania» no currículo formal. Termina com a problematização do lugar da «educação para a cidadania» no contexto das ambivalencias que marcam a experiência estudantil actual. Cet article est une réflexion préliminaire à propos d'un projet de recherche en cours qui met l'accent sur la thématique de la socialisation politique dans l'école secondaire portugaise. Le texte se propose de contextualiser la socialisation politique scolaire en fonction de l'expérience scolaire moderne, du modèle institutionnel d'école, du rôle de la critique et des réformes éducatives. S'ensuit une mise en question des récents dispositifs créés en vue d'introduire l' «éducation pour la citoyenneté» dans le programme formel. Et il se termine en posant le problème de la place de l' «éducation pour la citoyenneté» dans le contexte des ambivalences qui marquent l'expérience des étudiants de nos jours. This article is part of a current research project on the topic of political socialization in secondary schools in Portugal. Our aim is to describe the background to political socialization at school in the light of the school experience today, the school as institution, and the role of educational critiques and reforms. The article goes on to question recent mechanisms designed to put «education for citizenship» on the formal curriculum. It concludes by questioning the place of «education for citizenship» in the ambivalent context of student life today.
URI: https://www.jstor.org/stable/41012171?seq=1#page_scan_tab_contents
http://hdl.handle.net/10174/25119
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resende, J. M. (2005). Escola pública como 'arena' política. Revista Análise Social.pdf81.83 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois