Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25077
|
Title: | Quando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo. |
Authors: | Resende, José Manuel |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | RESENDE, José Manuel; SCHILLING, F. . Dossiê 'Brasil/Portugal: pesquisas sobre a possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum'. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 20, p. 1, 2018. |
Abstract: | As políticas públicas no domínio da educação estão hoje munidas de ações públicas cheias de boas intenções. Entre muitas ações públicas destacamos dois princípios que desde a institucionalização da escola pública têm animado o debate político nacional e internacional. Um está ligado à igualdade de oportunidade escolar para todos; o segundo está associado à escolaridade obrigatória para todos os alunos em idade escolar. Contudo, a aplicação destes dois princípios ainda estão aquém da sua concretização pública. As taxas de reprovação e do abandono ou da evasão escolares ainda são elevadas. É o que têm acontecido quer no Brasil, quer em Portugal. Neste sentido a escola para todos é ainda uma miragem. Há uma percentagem de alunos que na idade escolar não completam a escolaridade obrigatória que tem estado a ser prolongada pelas políticas públicas. |
URI: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651992 http://hdl.handle.net/10174/25077 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|