Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25069

Title: A construção sustentável na perspetiva dos geomateriais utilizados na Província da Huíla, Angola
Authors: Wachilala, Piedade M.
Duarte, Isabel M. R.
Pinho, António B.
Mirão, José
Neto, Manuel S.
Editors: Tadeu, António
Aguiar, José B.
Barbosa, Normando P.
Keywords: Geomateriais
Construção em terra
Caracterização dos solos
Ecoconstrução
Huíla
Angola
Issue Date: Feb-2018
Publisher: Atas do 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, CLBMCS 2018, Coimbra; Universidade de Coimbra/ITeCons, Portugal - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (Ed.)
Citation: Wachilala, P.M., Duarte, I.M.R., Pinho, A.B., Mirão, J.P. & Neto M.S. (2018) – A construção sustentável na perspetiva dos geomateriais utilizados na Província da Huíla, Angola. CLBMCS 2018 – 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis. Coimbra, ITeCons, 2018
Abstract: A construção sustentável centra-se na busca da necessidade de maior eficiência energética, menor preço e maior durabilidade, com o objetivo de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, mas também com melhor conforto térmico, com reduzida necessidade de consumo de energia e com melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. Na província da Huíla, Angola, existem inúmeras habitações de terra crua que constituem uma verdadeira herança cultural e que têm sido construídas com base em métodos e técnicas ancestrais que respeitam o ambiente. Os materiais utilizados e as características construtivas diferem, sobretudo, em função do rendimento das próprias famílias e dos materiais disponíveis, sendo o adobe, o método construtivo em terra que assume uma maior presença nesta região, não obstante a existência de edificações de pau-a-pique e, mais recentemente, em blocos de terra comprimida. O principal objetivo deste estudo é avaliar e relacionar a composição mineralógica e textural dos solos com as respetivas características físicas e mecânicas, de forma a identificar as suas potencialidades e limitações como material de construção em terra crua nesta região. Para o efeito, foram colhidas 8 amostras de solos e adobes fabricados nos respetivos locais, de modo a realizarem-se ensaios específicos cujos resultados possibilitaram a identificação e caracterização destes geomateriais. Neste trabalho, realizaram-se os ensaios in-situ e laboratoriais para determinar as propriedades mineralógicas (DRX), as físicas (granulometria, consistência, expansibilidade, densidade), as mecânicas, os ensaios Geelong e o ensaio de avaliação do ciclo húmido/seco, de acordo com as normas Neozelandesas, NZS 4298 (1998) e 4297 (1998). Esta investigação contribui para a caracterização dos geomateriais utilizados na construção em terra crua nesta região de Angola, contribuindo assim, para o desenvolvimento de soluções construtivas sustentáveis e com características melhoradas, de conforto, segurança e de durabilidade.
URI: http://www.clbmcs2018.uc.pt
http://hdl.handle.net/10174/25069
ISBN: 978-989-98949-9-0
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
camready351_1_yskfeyyudgorbmdpgtrf.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois