Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24971

Title: Aplicação de nanotecnologia na remediação ambiental: uso de nanopartículas de ferro zero valente (NZVI) em materiais contaminados
Authors: Fonseca, Rita
Pinho, Catarina
Janeiro, Ana Isabel
Araújo, António
Keywords: Contaminação
Ferro Zero Valente
Metais pesados
Nanopartículas
Remediação
Issue Date: Mar-2018
Publisher: XIV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa e XIX Semana de Geoquímica
Citation: Fonseca, R.; Pinho, C.; Janeiro, A.I.; Araújo, A. (2018)- Aplicação de nanotecnologia na remediação ambiental: uso de nanopartículas de ferro zero valente (NZVI) em materiais contaminados. XIV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa e XIX Semana de Geoquímica.
Abstract: Realizou-se um ensaio laboratorial para avaliação do efeito da aplicação de nanotecnologia na descontaminação de solos e aluviões com elevados teores de metais pesados (Zn, Cu, Cr, Co, Cd, Pb, Ni) e de As. Recorreu-se à injecção de uma suspensão de nanopartículas de ferro zero valente (nZVI) com 3 concentrações distintas (1 g/L, 3g/L e 7g/L). Para a maioria dos elementos a retenção pelas nZVI foi proporcional à concentração das suspensões injectadas e a evolução foi semelhante. Os metais foram imobilizados por mecanismos de adsorção na camada superficial de óxidos de ferro que reveste as nanopartículas e/ou por mecanismos de complexação, co-precipitação e redução química. Após 60 dias de injecção as nZVI perderam a reactividade, tendo as espécies retidas sido dessorvidas e passado de novo para a fase solúvel, situação que se observou ao fim de 120 dias. A avaliação da eficiência das nZVI na diminuição do índice de contaminação destes materiais foi positiva, embora tenha ocorrido uma perda de reactividade após 60 dias de injecção. A baixa permeabilidade da maioria dos materiais dificulta a injecção e a difusão das nZVI, pelo que, uma técnica mais eficaz será a utilização de macro partículas de ferro zero valente, mais estáveis e como enchimento de barreiras reactivas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24971
Type: article
Appears in Collections:CGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fonseca et al Nanopartículas_Tema8_CGPLP2018.pdf104.48 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois