Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24446

Title: Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical
Authors: Lopes, Eduardo
Bernardo, Ana Cristina
Editors: Sousa, Rodolfo
Keywords: Música
Análise
Metáfora
Interpretação
Issue Date: 1-Aug-2018
Publisher: Salvador-Brasil: TEMA
Citation: Ana Cristina BERNARDO, Eduardo LOPES, “Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical”, Musica Theorica, Nr. 1 (2018), pp. 1-32, ISSN 2525-5541
Abstract: Este artigo aborda o uso da metáfora como uma prática recorrente do pensar e fazer musical. Estando presente como recurso desde os primórdios da reflexão e exposição oral sobre música, a metáfora tornou-se cada vez mais embebida em todos os fazeres musicais. Com as constantes aberturas estilísticas que a música ocidental tem sofrido desde o último quartel do século XX, pensa-se cada vez mais na metáfora como ferramenta privilegiada para a realização musical. Para uma consciente teorização da metáfora musical, apresentam-se dois estudos de caso em que a metáfora serve de eficiente fio condutor que parte desde a composição, passa pela análise, e imagina-se uma interpretação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24446
Type: article
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Eduardo Lopes eurico.pdf3.23 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois