Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24433
|
Title: | O valor da Comunidade Dialógica de Investigação na construção recreativa da criança – uma proposta educativa da alegria em Matthew Lipman |
Authors: | Bento, Fernando |
Editors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes |
Keywords: | Comunidade Dialógica Filosofia para Crianças Matthew Lipman Educação |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Edições Pedagogia/Universidade de Évora |
Citation: | Bento, Fernando (2013). “O valor da Comunidade Dialógica de Investigação na construção recreativa da criança – uma proposta educativa da alegria em Matthew Lipman” in Nico, Bravo (org.). Actas do VII Encontro Regional de Educação – Aprender no Alentejo, Universidade de Évora, pp. 69-75. ISBN 375479/14 |
Abstract: | Partindo da matriz pedagógica inscrita no programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, nomeadamente nas suas esferas de competência política e social, o objetivo do presente artigo visa duplamente apresentar o seguinte: num primeiro momento, o conceito de Comunidade de Investigação, promotora de alegria e significação, cursando sobre o diálogo, tanto na definição do carácter da criança como na preservação do seu ser comunitário e questionante; num segundo momento, a afirmação do projeto educativo a desenvolver no Alentejo e denominado "Recreio Filosófico", que se concebe quer como a expressão do exercício de recreação sobre a competência do que se descobre numa constante operacionalização da razão no ato convivencial, quer naquilo que existe enquanto produto cultural. Crê-se ser este o caminho no acolhimento prazeroso da escola como reforço educativo da criança do ensino básico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24433 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|