Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24263

Title: Inovação, Emprego e Políticas Públicas
Authors: Serrano, Maria Manuel
Neto, Paulo
Keywords: Inovação
Emprego
Políticas Públicas
Issue Date: 2018
Citation: Serrano, Maria Manuel & Neto, Paulo (Coord.) (2018). Inovação, Emprego e Políticas Públicas. Lisboa: Edições Sílabo [ISBN 978-972-618-926-8].
Abstract: A obra Inovação, Emprego e Políticas Públicas, foi organizada com o objetivo de reunir conhecimento conceptual e empírico sobre as políticas públicas de suporte à inovação, no contexto nacional e da União Europeia, e sobre o modo como o financiamento público da inovação é susceptível de gerar efeitos sistémicos noutros domínios, nomeadamente na criação de emprego. Todos os capítulos tomam a inovação como ponto de partida, mais especificamente as políticas públicas de promoção da inovação e os seus modelos de financiamento. Da ancoragem na inovação segue-se para o cruzamento com temas que tendem a ser vistos como dependentes ou resultantes de processos de inovação, nomeadamente: a capacidade inovadora empresarial, a criação de emprego qualificado (público, privado e científico), a competitividade empresarial, as dinâmicas de inovação, o (micro)empreendedorismo, a ciência, a investigação e o desenvolvimento empresarial, entre outros. Os estudos que integram esta obra oferecem uma perspetiva interpretativa e analítica das políticas públicas estudadas e permitem refletir sobre a avaliação dos resultados e dos impactos dessas politicas. Assim, a obra contém um potencial inspirador de contributos para a definição e avaliação de políticas públicas, quer no atual período de programação e financiamento comunitário, quer para o processo de concepção de novas políticas públicas, no futuro período de programação pós-2020. Os destinatários da obra encontram-se na comunidade académica, científica, empresarial, política e técnica, que exerçam a sua actividade profissional e de estudo no âmbito das políticas públicas, bem como em todos os leitores que tenham, ou possam vir a ter, interesse pelo tema. A problemática da inovação e do emprego, e a sua relação com as políticas públicas, não se esgotam nos catorze capítulos que formam o livro. Porém, o cruzamento de olhares e a diversidade de perspetivas científicas que reúnem são de grande riqueza e utilidade para reconstruir o discurso sobre a relação da inovação com outras dimensões da realidade organizacional e societal.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24263
Type: book
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Livros
ECN - Publicações - Livros
CEFAGE - Publicações - Livros
SOC - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MM Serrano e P Neto - Livro_Inovação, Emprego e Políticas Públicas.pdfSerrano, M.M. e Neto, P. (coord). Inovação, Emprego e Políticas Públicas1.25 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois