Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24124

Title: A oratura no conto angolano. O caso d' A Árvore dos Gigongos, Ynari , A menina das cinco tranças e Kianda off-shore
Authors: Rodrigues, Sérgio
Esteves, Elisa
Keywords: literatura angolana
oratura
conto
transtextualidade
escrita
Kianda
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Citation: Rodrigues, Sérgio de Carvalho e Esteves, Elisa Nunes (2017). A oratura no conto angolano. O caso d' A árvore dos gigongos, Ynari, A menina das cinco tranças e Kianda off-shore in Revista Forma Breve nº 14: O Conto: o Cânone e as Margens. Universidade de Aveiro.
Abstract: A oratura, denominação proposta por Piu Zimiro, é uma manifestação cultural, desde a antiguidade, presente em qualquer sociedade. A sua próxima relação com a literatura remonta milénios, tendo sempre servido de fonte para as diversas obras literárias. O presente estudo procura analisar a sua influência sobre a Literatura Angolana, com particularidade, sobre o conto. Para tal, consideramos os pressupostos teóricos relativos à oratura e ao conto, tanto na perspetiva da primeira quanto na perspetiva literária, sem excluir marcos incontornáveis da “História do Conto Angolano”. Três contos da Literatura Angolana servem-nos de objetos de estudo: A árvore dos gingongos (1993) de Maria Celestina, Ynari, A menina das cinco tranças (2004) de Ondjaki e Kianda off-shore, que faz parte da obra Luanda fica longe (2016) de José Luís Mendonça. Os três contos, escritos em três momentos diferentes da História de Angola, apresentam as aproximações desta marca enriquecedora e indispensável da Literatura Angolana que é o permanente diálogo com a oratura. Apresentando aspetos relevantes da cultura angolana, forte crítica social e um fio que os liga, os três contos dialogam por meio da oratura, que lhes empresta referentes e temas. Um dos referentes é, sem dúvida, Kianda. Na linha do pensamento estruturalista de Genette, nos contos, observamos as recorrências transtextuais verificadas em relação aos textos da oratura angolana. A transcendência textual foi verificada, de modo breve, em diversos níveis: paratextual, intertextual, hipertextual, arquitextual e até metatextual. Neste contexto de inclusão do tradicional no contemporâneo, numa base transcultural, é possível encontrar o inverso. Da relação de mútua fecundidade, se eleva a afirmação da pluridiscursividade como força permanente na narrativa angolana contemporânea.
URI: revistas.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/10964
http://hdl.handle.net/10174/24124
Type: article
Appears in Collections:LLT - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
10964-32984-1-SM.pdf224.7 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois