Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23916

Title: Educação, luta de classe, revolução. Objetividade e subjetividade no dispositivo teórico de Marx
Authors: Viparelli, Irene
Issue Date: 2011
Citation: «Educação, luta de classe, revolução. Objetividade e subjetividade no dispositivo teórico de Marx», Germinal: Marxismo e educação em debate, Londrina (Paraná), vol. 3, n. 1 (jan.-fev. 2011), pp. 91-102 (ISSN 2175-5604. Indexação: BBE; CAPES; LATINIDEX; DOAJ; RCAAP; CAPES B2). Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/germinal.
Abstract: presente artigo propõe-se indagar a relação entre educação, luta de classe e revolução a partir do Manifesto e dos “textos históricos” de Marx relativos à revolução de 1848. Em uma primeira parte tal confronto se revelerá fecundo por iluminar as características fundamentais do dispositivo teórico marxiano: rejeitando tanto as interpretações “objetivistas” quanto as “subjetivistas”, a teoria da história de Marx resulta ser fundada sobre duas temporalidades, uma linear, a outra cíclica. Estas definem uma relação eminentemente dialética entre objetividade e subjetividade histórica. Na segunda parte o mesmo confronto servirá, ao contrário, para mostrar como Marx “concretamente” se representa o processo pelo qual o proletariado chega a adquirir uma consciência revolucionária madura. Longe de considerá-lo como o “simples” desenvolvimento da consciência de classe proletaria, Marx concebe tal processo muito mais como um percurso complexo, em que estão implicadas todas as classes sociais. Enfim, a última parte é dedicada a mostrar “empiricamente” tal dispositivo teórico em ação: através das análises de Marx sobre o desenvolvimento das lutas de classe na França, se mostrará “praticamente” a absoluta centralidade da dimensão educativa na concepção marxiana da história
URI: http://hdl.handle.net/10174/23916
Type: article
Appears in Collections:CICP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
24. Viparelli. Educação, luta de classes, revolução. Subjetividade e objetividade no dispositivo teórico de Karl Marx.pdf245.99 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois