Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23869

Title: Avaliação da sonda Grassmaster II como ferramenta para estimativa da produtividade de pastagens de sequeiro no Alentejo
Authors: Serrano, João
Carreira, Emanuel
Fonseca, André
Shahidian, S.
Marques da Silva, J.
Editors: SCAP
Keywords: sonda
pastagens permanentes
modelos de previsão
matéria seca
gestão diferenciada
Issue Date: 2018
Publisher: SCAP
Citation: Serrano, J., Carreira, E., Fonseca, A., Shahidian, S., Marques da Silva, J. (2018). Avaliação da sonda Grassmaster II como ferramenta para estimativa da produtividade de pastagens de sequeiro no Alentejo. Revista de Ciências Agrárias, 41(4), 871-880.
Abstract: A estimativa da produtividade das pastagens ao longo do seu ciclo vegetativo é um indicador de grande interesse para os agricultores para efeitos de planeamento e apoio à tomada de decisão. A gestão do pastoreio animal, em termos de encabeçamento em cada parcela, da rotação dos animais entre estas, do cálculo das necessidades de aprovisionamento de forragem e de suplementação alimentar, baseia-se na produtividade. O método tradicional para medir a produtividade da pastagem envolve o corte da matéria verde numa determinada área, o que constitui um processo demorado e caro para recolher um número de amostras representativo. Neste trabalho apresentam-se os resultados de ensaios realizados entre 2007 e 2018 para calibrar uma sonda (“Grassmaster II”) em três parcelas agrícolas de montado no Alentejo. Foi utilizada a sonda em 1279 pontos de amostragem, nos quais se recolheram amostras de pastagem para determinação da produtividade (biomassa total e produção de matéria seca). Foi realizada uma análise de regressão mensal entre as leituras corrigidas da sonda (“Corrected Meter Reading”, CMR) e os valores de matéria verde e de matéria seca da pastagem (respectivamente, MV e MS, em kg ha-1). Os resultados obtidos mostraram fortes correlações entre a produtividade da pastagem e as leituras da sonda, especialmente nos meses de Fevereiro (r=0,936; p<0,01; RMSE= 297 kg ha-1 para a MS; r=0,919; p<0,01; RMSE= 2404 kg ha-1 para a MV) e de Março (r=0,807; p<0,01; RMSE= 377 kg ha-1 para a MS; r=0,886; p<0,01; RMSE= 1971 kg ha-1 para a MV). Na Primavera, à medida que o ciclo de desenvolvimento da pastagem evoluiu, verificou-se uma quebra nos coeficientes de correlação entre os parâmetros, diminuindo a fiabilidade da estimativa na altura do pico de produção (Abril-Maio), embora com coeficientes de correlação significativos. Estes resultados mostram que a sonda “Grassmaster II” pode apoiar decisões na gestão de pastagens de sequeiro e respectivo pastoreio.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23869
Type: article
Appears in Collections:ERU - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
ERU - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RCA_vol41_n4_art01_18180.pdf1.67 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois