Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23567

Title: A alma universal sob a libertação da escrita. Demonstração teórico-prática da unidade de sentido da obra literária édita e inédita de Natália Correia
Authors: Dias, Cristina de Jesus Espiguinha
Advisors: Franco, António Cândido Valeriano Cabrita
Issue Date: 17-Jul-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O trabalho que desenvolvemos visou, sobretudo, elencar a unidade de sentido da obra édita e inédita de Natália Correia. Para demonstrar a nossa tese, recorremos a todas as obras de Natália Correia já publicadas e por publicar, inclusas no seu espólio, que se mantém na Biblioteca Nacional de Lisboa e na Biblioteca e Arquivo Municipal de Ponta Delgada, no intuito de apreender o modo como a autora construiu os seus textos e simul-taneamente defendeu o seu primacial objetivo: harmonizar as partes não consonantes. Partimos de uma fundamentação teórica dos termos significativos: alma, unidade, escrita. Definidos cada um, ficámos na posse de um conjunto de informações, que nos permitiram adentrar na obra literária nataliana. Estabelecemos, seguidamente, um método de leitura e análise intensivo, para re-ferenciar todos os exemplos demonstrativos da unidade de sentido. Referenciámos várias temáticas: a mulher; amor e erotismo; alma universal e absoluto; liberdade e libertação; unidade e androginia. E para cada uma das temáticas salientadas apresentámos exemplos da obra de Natália Correia. Entre textos em prosa e em verso, pudemos definir uma mesma conjugação de ideais: unidade e fraternidade. O que nos levou a concluir que toda a vida literária da autora em estudo confluiu cumulativamente para a definição de um mundo paralelo ideal. Neste a cultura terá exponencial importância, na sua margem revolucionária, sendo esta revolução, sobretudo interior, com uma consolidação subjetiva e espiritual. Reconhecemos que Natália Correia concorreu sem desvios, nem mesmo dúvidas, para a orientação da sua obra numa configuração de unidade em todos os planos possíveis da sua vivência: individual, política e social. Do conjunto desses planos, resultou a obra inteira da autora. Concluímos que Natália Correia, ao longo da sua vida literária, não esconde a sua intencionalidade, a revolução interior, mas exponencia, igualmente, um conjunto de da-dos confirmativos da nossa tese: unidade de sentido da obra literária édita e inédita; Abstract: The universal soul under the liberation of writing. Theoretical-practical demonstration of the unit of meaning of the literary work edited and unpublished by Natália Correia. The work we have carried out was aimed, above all, at naming the unity of mean-ing of the editable and unpublished work of Natália Correia. To demonstrate our thesis, we have recourse to all the published and unpublished works of Natália, included in its estate that remains in the National Library of Lisbon and in the Municipal Library and Ar-chives of Ponta Delgada, to apprehend the way Natália Correia built and at the same time defended its primary objective: to harmonize non-consonant parts. We start from a theoretical foundation of the significant terms: soul, unity, writ-ing. Defined each one of them, we were in possession of a set of information, that allowed us to enter the literary work by Natália Correia. We then establish a method of intensive reading and analysis, to refer to all the demonstrative examples of the unity of meaning. We referred to several themes: women; love and eroticism; universal and absolute soul; freedom and liberation; unity and androg-yny. And for each of the themes highlighted, we show examples of the work of Natália Correia. Between texts in prose and in verse, we could define the same conjugation of ideals: unity and fraternity. This led us to conclude that the entire literary life of the author under study has come together cumulatively to the definition of an ideal parallel world. In this the culture will have exponential importance, in its revolutionary margin. Being this revolution, especially interior, with a subjective and spiritual consolidation. We recognize that Natália Correia ran without detours, even doubts, for a reu-niting show, in all possible plans of her experience: individual, political and social. Out of all these plans, the entire work of the author resulted. We conclude that Natália Correia does not conceal its intentionality (intimistic revolution), but rather it does exponentiate a set of confirmatory data of our thesis: unity of sense between edited and not edited work.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23567
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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