|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23381
|
Title: | META-FORMOSES ou Concerto para Clarinete Baixo e Ensemble de Jorge Peixinho: Importância, escrita idiomática e questões de interpretação |
Authors: | Gomes, Luís Telles, Ana |
Editors: | Alves, Anderson Cesar Ribeiro, Cesar Augusto Bonan Oliveira, Daniel Maia, Diogo Barbosa, Joel Luís Afonso, Luís A. E. Lucas, Monica Isabel Freire, Ricardo Dourado Fraga, Vinícius de Sousa |
Keywords: | Clarinete Baixo Jorge Peixinho Harry Sparnaay Meta-Formoses ou Concerto para Clarinete Baixo Música em Portugal Música séc. XX |
Issue Date: | Jul-2018 |
Publisher: | Clarineta - Revista da Associação Brasileira de Clarinetistas |
Abstract: | Este trabalho centra-se na obra Meta-Formoses ou Concerto para Clarinete Baixo de Jorge Peixinho; sendo uma das obras mais frequentemente apresentadas e gravadas em Portugal e no estrangeiro, dentro das suas características e formação, revela a influência do intérprete que a estreou, bem como características específicas da linguagem do seu autor. Com este trabalho, pretende-se, por um lado, apresentar a obra de um ponto
de vista historiográfico, discutindo, entre outros elementos, as motivações do compositor, a influência de Harry Sparnaay e a representatividade das respectivas apresentações dentro e fora do país, em eventos específicos do meio clarinetístico e de uma forma geral; por outro lado, procuramos aferir a sua relevância no repertório deste instrumento, tanto
português como internacional, analisando, na perspectiva do intérprete, a escrita idiomática
e a forma como nesta obra é explorado o clarinete baixo. Por último, discutem-se opções interpretativas em função do conteúdo musical da obra. |
URI: | http://www.revistaclarineta.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Clarineta-05-f.pdf http://hdl.handle.net/10174/23381 |
Type: | article |
Appears in Collections: | MUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|