Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23242

Title: Competências para a Transformação Digital nos Museus: o projecto Mu.Sa
Authors: Carvalho, Ana
Matos, Alexandre
Morais Sarmento Pizarro, Manuel
Editors: Semedo, Alice
Carvalho, Ana
Casaleiro, Pedro
Rodrigues, Paulo Simões
Keywords: competências digitais
profissionais de museus
tecnologias da informação e comunicação
formação contínua
perfis profissionais
museologia
projecto Mu.Sa - Museum Sector Alliance
Issue Date: 2018
Publisher: Revista MIDAS - Museus e Estudos Interdisciplinares
Citation: Carvalho, Ana, Alexandre Matos, e Manuel Morais Sarmento Pizarro. 2018. "Competências para a Transformação Digital nos Museus: o projecto Mu.Sa." MIDAS - Museus e Estudos Interdisciplinares, n. 9. http://journals.openedition.org/midas/1463; DOI: 10.4000/midas.1463
Abstract: Vivemos numa sociedade cada vez mais tecnológica e digital. Sendo uma tendência mainstream são expectáveis impactos também para o sector dos museus. De que forma é que esta transformação se tem reflectido na redefinição dos perfis dos profissionais de museus? Que novas competências são necessárias ou expectáveis? Há alterações ou actualizações a fazer? Perspectivam-se novos perfis de profissionais? Que perfil de formação? Que diagnóstico é possível fazer? Estas são algumas das interrogações que estão na génese do projecto Mu.Sa – Museum Sector Alliance (2016-2019), um projecto apoiado pelo Programa Erasmus + que aborda a escassez de competências digitais e transferíveis nas profissões museais, através da construção de um conjunto de ferramentas educativas que promovam a formação profissional contínua. Neste pequeno artigo discutimos o racional do projecto, os seus objectivos e metodologias, assim como alguns dos resultados da investigação desenvolvida em Portugal, Grécia e Itália na primeira fase do projecto. Entre outros aspectos, a investigação evidenciou uma experiência muito fragmentada e pouco estruturada nos três países em termos de transformação digital, que se deve, em parte, a diferentes contextos (políticas, governança) e à limitação de investimento nos recursos necessários (financeiros, infraestruturais, técnicos, tecnológicos), incluindo os recursos humanos e o reforço das competências digitais nas equipas de museus de uma forma transversal. A necessidade de formação profissional contínua foi um outro aspecto reconhecido nos três países, tendo sido identificados quatro perfis profissionais emergentes no sector dos museus. O desenvolvimento de programas de formação no quadro do projecto Mu.Sa pode contribuir para a capacitação das equipas de museus e, consequentemente, ajudar os museus a abraçar a transformação digital com maior proficiência e agilidade.
URI: http://journals.openedition.org/midas/1463
http://hdl.handle.net/10174/23242
ISSN: 2182-9543
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Carvalho_Matos_Pizarro - Competências para a transformação digital.pdf258.03 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois