Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23211
|
Title: | O desenvolvimento da notação musical e das técnicas da prática instrumental do trombone no séc. XX - Luciano Berio, John Cage e Iannis Xenakis |
Authors: | Silva, David Alexandre Madureira Rocha da |
Advisors: | Marques, Mário Dinis Coelho da Silva |
Keywords: | Notaçãomusical contemporânea Técnicas instrumentais para trombone John Cage Luciano Berio Iannis Xenakis Contemporary musical notation Instrumental technics for trombone John Cage Luciano Beria Iannis Xenakis |
Issue Date: | 19-Jan-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Considerando os efeitos da notação musical enquanto elemento decisivo no
desenvolvimento das técnicas da prática instrumental do trombone no séc. XX, o objetivo
principal deste projeto em estudos de Performance em Música é elaborar um catálogo de
técnicas instrumentais específicas para este instrumento. Pretende-se dar um importante
contributo para tornar este repertório mais acessível aos intérpretes, oferecendo diferentes
abordagens técnicas e interpretativas que partem experiências práticas variadas e
relevantes. Assim, optou-se por eleger as incontornáveis obras para trombone dos
compositores L. Berio, J. Cage e I. Xenakis, como referência para o corpus analítico deste
trabalho.
A metodologia adotada baseia-se numa abordagem qualitativa de análise de conteúdo
da estrutura e estudo comparativo da notação das obras dos autores citados. Será salientado
o impacto das novas técnicas do trombone no século vinte, realçando os aspetos técnicos
do instrumento, sonoridades e efeitos mais vanguardistas e expandidos que ela nos
apresenta.
Tendo como objetivo a compreensão da música moderna na sua contemporaneidade,
procurou-se apontar diferentes caminhos na interpretação visando destacar o papel do
compositor na relação interativa com o intérprete; Abstract:
Considering that musical notation was an essential element of the trombone‟s
evolution in 20th century, the main goal of this project is to catalogue specific instrumental
techniques of this instrument.
Based on relevant practical experiences and exhaustive studies on this matter, this thesis
aims to provide ways for the 20th century trombone repertoire to be more approachable to
the interpreter. John Cage, Luciano Berio and Iannis Xenakis are undoubtably three
reference composers of this period. Therefore, their pieces for trombone are the core
analyzed of this thesis.
The method here adopted is based on qualitative and comparative analysis of the
content and musical notation of the trombone masterpieces composed by the previously
mentioned composers. The new interpretation techniques have a predominant role on this
analysis.
This thesis aims to understand the contemporaneity of the modern music, searching
for common points shared by these three bright composers and demonstrating different
ways to interpretate their masterpieces for trombone. Although the role of the composer is
certainly emphasized here, the interpreter‟s relevance is also clearly highlighted. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23211 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|