Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23040

Title: Ornamento na Arquitectura. O Esgrafito no Alentejo
Authors: Salema, Sofia
Keywords: ornamento e a arquitectura
esgrafito
argamassas de cal
indissociável do espaço
Issue Date: 22-Nov-2017
Abstract: Durante as últimas décadas, temos assistido a um crescente reconhecimento do ornamento não só como parte integrante da arquitectura e como dimensão impor‐ tante do património construído, mas também, porque a ornamentação permite uma adequada leitura e compreensão do edifício, tanto sob o ponto de vista arquitectónico, histórico e estético, como também tecnológico e constitutivo. Num estudo que realizámos sobre o ornamento na arquitectura confirmámos que, no Alentejo, o esgrafito (técnica decorativa com argamassa de cal), usando modelos mais eruditos ora populares, decorou superfícies arquitectónicas ininterruptamente até aos inícios do século XX. Verificámos ainda que a utilização do esgrafito não é uma operação exterior à arquitectura, mas sim, algo intrínseco e indissociável do espaço onde se localiza, evidenciando a intencionalidade da relação simbiótica entre o ornamento e a arquitectura. Com uma forte expressão nos núcleos urbanos no Alentejo, designadamente na cidade de Évora, o esgrafito, localiza‐se, preferencialmente em espaços importantes da estrutura urbana – largos, praças e ruas principais – e, nos aglomerados pouco consolidados, em pequenos apontamentos, nas chaminés. O esgrafito foi amplamente utilizado nos séculos XVI e XVII, em composições eruditas – de influência italiana onde predomina técnica a branco e negro – e, em versão mais populares, mas de grande expressão estética. Durante os séculos XVIII e XIX, o esgrafito apresenta grande protagonismo urbano, associando‐se a outras técnicas ornamentais, com consequências urbanas visíveis em cidades alentejanas. Contudo constatámos também, que a maioria dos esgrafitos já não se apresenta no seu estado original porque foi pintado e/ou repintado. Várias camadas de tinta escondem a superfície mais ou menos ornamentada, alteram a textura e a cor original, anulam as linhas de incisão e de corte do desenho e ocultam os pormenores e detalhes do esquema compositivo. Perante o não reconhecimento do esgrafito por inúmeros agentes que intervêm no património, pretendemos com este artigo desmistificar o carácter “secundário” do esgrafito como ornamentação e realçar a relação simbiótica entre o ornamento – o esgrafito – e a arquitectura. Gostaríamos, ainda, sensibilizar o público em geral para o valor e para a situação de risco deste património, enfatizando a necessidade de salvaguardar a sua autenticidade material.
URI: https://ornament2017.weebly.com/
http://hdl.handle.net/10174/23040
Type: lecture
Appears in Collections:ARQ - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CHAIA - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

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